Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 15h30
Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

Com a proximidade dos festejos pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal) iniciou a requalificação de acessos, escadas e gradis da Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência. 

 

Com extensa área verde, árvores centenárias e rodeada por prédios históricos, a praça é um excelente espaço de cultura e lazer para moradores e turistas, que em razão do tempo, precisou passar por um processo de revitalização, assumindo o protagonismo de ser um novo espaço de convívio na região central. A recuperação e requalificação, iniciada na segunda quinzena de maio, será intercalada com serviços a serem realizados em tempo estável.  

 

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, a finalidade é valorizar os espaços históricos e fundamentais para a história baiana e brasileira. “Também conhecida com o nome de 2 de Julho, data magna do estado, a praça foi palco de importantes batalhas pela Independência da Bahia e hoje é um dinâmico centro cultural e ponto turístico da capital baiana. Sendo assim, estamos recuperando os gradis, as escadarias e acessos ao redor da praça histórica, executando melhorias dentro do equipamento. E novas ações poderão ser inseridas neste pacote de requalificação”, declarou o gestor. 

 

História – Durante boa parte do século XIX, a Praça 2 de Julho serviu como um grande pasto para os animais. Construído em 1850 pelo desembargador e conselheiro Francisco Gonçalves Martins, presidente da Província da Bahia, o local ficou também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro. Nesta época, o campo servia para treinamento dos oficiais do forte. 

 

Em 2 de julho de 1895, já urbanizado por influência da colônia inglesa, implantou-se ali o Monumento aos Heróis da Independência – conhecido popularmente como Monumento ao Caboclo – que ocupa o centro desta que é uma das principais praças de Salvador. Recentemente, passou por uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Carybé. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia interrompe torneio ilegal de aves em Águas Claras
Em Salvador, 95 pássaros foram recolhidos e 35 pessoas foram levadas à delegacia neste domingo após denúncia
Augusto Cury sobe 6,2 pontos na Atlas
Candidato do Avante chega a 7,8% e fica numericamente em terceiro; Flávio Bolsonaro, Lula e Romeu Zema perdem fatia do eleitorado em um mês
Quatro crianças morrem em açude de Paramirim
Irmãos e primo, de 3 a 9 anos, se afogam após cocho usado na brincadeira ir para o meio da água; menino de 11 anos sobrevive
Toffoli adia registro de Renan Santos
Ministro do TSE aponta possíveis irregularidades em perfis de redes sociais da chapa do Missão e retira o caso da pauta de segunda-feira; análises de Lula, Flávio Bolsonaro e Romeu Zema seguem
Carregando..