Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 15h30
Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

Com a proximidade dos festejos pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal) iniciou a requalificação de acessos, escadas e gradis da Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência. 

 

Com extensa área verde, árvores centenárias e rodeada por prédios históricos, a praça é um excelente espaço de cultura e lazer para moradores e turistas, que em razão do tempo, precisou passar por um processo de revitalização, assumindo o protagonismo de ser um novo espaço de convívio na região central. A recuperação e requalificação, iniciada na segunda quinzena de maio, será intercalada com serviços a serem realizados em tempo estável.  

 

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, a finalidade é valorizar os espaços históricos e fundamentais para a história baiana e brasileira. “Também conhecida com o nome de 2 de Julho, data magna do estado, a praça foi palco de importantes batalhas pela Independência da Bahia e hoje é um dinâmico centro cultural e ponto turístico da capital baiana. Sendo assim, estamos recuperando os gradis, as escadarias e acessos ao redor da praça histórica, executando melhorias dentro do equipamento. E novas ações poderão ser inseridas neste pacote de requalificação”, declarou o gestor. 

 

História – Durante boa parte do século XIX, a Praça 2 de Julho serviu como um grande pasto para os animais. Construído em 1850 pelo desembargador e conselheiro Francisco Gonçalves Martins, presidente da Província da Bahia, o local ficou também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro. Nesta época, o campo servia para treinamento dos oficiais do forte. 

 

Em 2 de julho de 1895, já urbanizado por influência da colônia inglesa, implantou-se ali o Monumento aos Heróis da Independência – conhecido popularmente como Monumento ao Caboclo – que ocupa o centro desta que é uma das principais praças de Salvador. Recentemente, passou por uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Carybé. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro Marco Buzzi é internado após acusação de assédio sexual
Magistrado do STJ, de 68 anos, passa mal e recebe licença médica; defesa nega fatos e cita problemas cardíacos graves como fator
Programa Carne Angus Certificada realiza primeiro abate na Bahia
Expansão da raça no Nordeste completa certificação premium em todas as regiões do país
Manifestação do Partido Missão cobra transparência no caso Banco Master
Milhares protestam em São Paulo contra irregularidades financeiras e sigilo judicial no processo
Suspeito de plano do PCC para sequestrar Moro é preso no Ceará
El Cid, foragido desde 2022, capturado em Eusébio após detenção da companheira; operação ligada a retaliação contra ex-ministro da Justiça
Lula revela denúncia de perseguição feita por Vorcaro no caso do Banco Master
Presidente garante apuração técnica pelo Banco Central e diz que responsáveis por eventual rombo bilionário vão responder pela irresponsabilidade
Pré-Carnaval de Salvador inicia neste sábado com 100 atrações "gratuitas"
Investimento conjunto de prefeitura, governo do estado e iniciativa privada garante programação
Carregando..