Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 15h30
Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

Com a proximidade dos festejos pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal) iniciou a requalificação de acessos, escadas e gradis da Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência. 

 

Com extensa área verde, árvores centenárias e rodeada por prédios históricos, a praça é um excelente espaço de cultura e lazer para moradores e turistas, que em razão do tempo, precisou passar por um processo de revitalização, assumindo o protagonismo de ser um novo espaço de convívio na região central. A recuperação e requalificação, iniciada na segunda quinzena de maio, será intercalada com serviços a serem realizados em tempo estável.  

 

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, a finalidade é valorizar os espaços históricos e fundamentais para a história baiana e brasileira. “Também conhecida com o nome de 2 de Julho, data magna do estado, a praça foi palco de importantes batalhas pela Independência da Bahia e hoje é um dinâmico centro cultural e ponto turístico da capital baiana. Sendo assim, estamos recuperando os gradis, as escadarias e acessos ao redor da praça histórica, executando melhorias dentro do equipamento. E novas ações poderão ser inseridas neste pacote de requalificação”, declarou o gestor. 

 

História – Durante boa parte do século XIX, a Praça 2 de Julho serviu como um grande pasto para os animais. Construído em 1850 pelo desembargador e conselheiro Francisco Gonçalves Martins, presidente da Província da Bahia, o local ficou também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro. Nesta época, o campo servia para treinamento dos oficiais do forte. 

 

Em 2 de julho de 1895, já urbanizado por influência da colônia inglesa, implantou-se ali o Monumento aos Heróis da Independência – conhecido popularmente como Monumento ao Caboclo – que ocupa o centro desta que é uma das principais praças de Salvador. Recentemente, passou por uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Carybé. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio destaca importância de combater o ódio em ato pelo Dia Internacional da Memória do Holocausto
Governador de São Paulo afirma que Brasil não pode se permitir cair no ódio durante cerimônia em São Paulo; evento marcou o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocaust
Mineiro desaparecido há 8 anos em BH é encontrado na Bahia
Homem sumido desde 2018 foi localizado em Salvador; família celebra reencontro após buscas prolongadas
Vorcaro nega influência política em negócios à PF, mas mantém laços com Centrão, PT e MDB
Empresário preso no caso Banco Master afirma que não teve interferência partidária em operações financeiras, apesar de conexões com figuras do Centrão, PT e MDB
GSI reforça grades no Palácio do Planalto antes de manifestação de Nikolas Ferreira
Medida de segurança foi adotada na véspera da chegada da caminhada de 240 km à capital federal; ato está previsto para hoje (25)
Michelle Bolsonaro declara Nikolas Ferreira "nosso líder" e provoca fúria dos filhos do ex-presidente; assista
Segundo informações de bastidores circulando em grupos políticos e perfis alinhados à direita, a fala de Michelle teria gerado desconforto no entorno da família Bolsonaro, especialmente entre os filhos do ex-presidente.
Zema critica segurança na Bahia e afirma que Minas não tem território dominado por facções
Governador mineiro destaca redução de homicídios em seu estado e contrasta com índices baianos durante evento com pré-candidato Aleluia em Salvador
Carregando..