Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 15h30
Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

Com a proximidade dos festejos pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal) iniciou a requalificação de acessos, escadas e gradis da Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência. 

 

Com extensa área verde, árvores centenárias e rodeada por prédios históricos, a praça é um excelente espaço de cultura e lazer para moradores e turistas, que em razão do tempo, precisou passar por um processo de revitalização, assumindo o protagonismo de ser um novo espaço de convívio na região central. A recuperação e requalificação, iniciada na segunda quinzena de maio, será intercalada com serviços a serem realizados em tempo estável.  

 

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, a finalidade é valorizar os espaços históricos e fundamentais para a história baiana e brasileira. “Também conhecida com o nome de 2 de Julho, data magna do estado, a praça foi palco de importantes batalhas pela Independência da Bahia e hoje é um dinâmico centro cultural e ponto turístico da capital baiana. Sendo assim, estamos recuperando os gradis, as escadarias e acessos ao redor da praça histórica, executando melhorias dentro do equipamento. E novas ações poderão ser inseridas neste pacote de requalificação”, declarou o gestor. 

 

História – Durante boa parte do século XIX, a Praça 2 de Julho serviu como um grande pasto para os animais. Construído em 1850 pelo desembargador e conselheiro Francisco Gonçalves Martins, presidente da Província da Bahia, o local ficou também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro. Nesta época, o campo servia para treinamento dos oficiais do forte. 

 

Em 2 de julho de 1895, já urbanizado por influência da colônia inglesa, implantou-se ali o Monumento aos Heróis da Independência – conhecido popularmente como Monumento ao Caboclo – que ocupa o centro desta que é uma das principais praças de Salvador. Recentemente, passou por uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Carybé. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Amin Designado Relator de Medida que Ameniza Punições em Caso de Golpe
Disputa por Apoio Bolsonarista Marca Escolha em Santa Catarina; Texto Avança Após Negociação na Câmara
Cúpula do Exército pressiona por prisão domiciliar de Augusto Heleno, condenado a 21 anos no STF
Fontes que participaram das conversas reservadas afirmam que o caso Heleno foi aquele em que os militares mais se mobilizaram.
TRE-ES declara deputado federal Gilvan da Federal inelegível por violência política de gênero
Deputado bolsonarista do PL capixaba é punido por chamar Camila Valadão (PSOL) de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”
Morre aos 49 anos Marcelo VIP, o golpista que enganou o Brasil por duas décadas
Durante mais de vinte anos, Marcelo construiu uma extensa ficha criminal que incluiu estelionato, falsidade ideológica, associação ao tráfico de drogas e até roubo de avião
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Senado pede a Gilmar Mendes que paralise decisão sobre impeachment de ministros do STF até aprovação de lei
O pedido abrange as ADPFs 1.259 e 1.260, cuja liminar concedida por Gilmar Mendes – que restringe a apresentação de denúncias contra integrantes do STF – seria levada a referendo do plenário na próxima sexta-feira (12.dez).
Carregando..