Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 15h30
Desal requalifica acessos e escadarias da Praça do Campo Grande

Com a proximidade dos festejos pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal) iniciou a requalificação de acessos, escadas e gradis da Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O local é ricamente ornamentado com monumentos vindos da França, em homenagem aos heróis das lutas pela Independência. 

 

Com extensa área verde, árvores centenárias e rodeada por prédios históricos, a praça é um excelente espaço de cultura e lazer para moradores e turistas, que em razão do tempo, precisou passar por um processo de revitalização, assumindo o protagonismo de ser um novo espaço de convívio na região central. A recuperação e requalificação, iniciada na segunda quinzena de maio, será intercalada com serviços a serem realizados em tempo estável.  

 

Para o presidente da Desal, Virgílio Daltro, a finalidade é valorizar os espaços históricos e fundamentais para a história baiana e brasileira. “Também conhecida com o nome de 2 de Julho, data magna do estado, a praça foi palco de importantes batalhas pela Independência da Bahia e hoje é um dinâmico centro cultural e ponto turístico da capital baiana. Sendo assim, estamos recuperando os gradis, as escadarias e acessos ao redor da praça histórica, executando melhorias dentro do equipamento. E novas ações poderão ser inseridas neste pacote de requalificação”, declarou o gestor. 

 

História – Durante boa parte do século XIX, a Praça 2 de Julho serviu como um grande pasto para os animais. Construído em 1850 pelo desembargador e conselheiro Francisco Gonçalves Martins, presidente da Província da Bahia, o local ficou também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro. Nesta época, o campo servia para treinamento dos oficiais do forte. 

 

Em 2 de julho de 1895, já urbanizado por influência da colônia inglesa, implantou-se ali o Monumento aos Heróis da Independência – conhecido popularmente como Monumento ao Caboclo – que ocupa o centro desta que é uma das principais praças de Salvador. Recentemente, passou por uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Carybé. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Garotinho desiste de recurso no TSE, e Ruas pode vencer no 1º turno
Sem os 274 mil votos do ex-governador, o candidato do PL passa de 50%. O tribunal ainda não homologou a desistência
Moema Gramacho sofre derrota em Lauro de Freitas
Ex-prefeita por quatro mandatos recebe 5.369 votos para deputada federal, bem abaixo dos 81.414 de 2014, e vê o reduto local encolher depois da sucessão perdida em 2024
Flávio lidera em quatro cidades da Bahia
Candidato do PL fica à frente em Luís Eduardo Magalhães, Buerarema, Itamaraju e Teixeira de Freitas, mas Lula vence o estado com 66,08% dos votos e os dois seguem para o segundo turno
Guilherme Derrite se torna o senador mais votado da história do Brasil
O deputado do PP teve 13,2 milhões de votos em São Paulo e superou Aloysio Nunes, de 2010. André do Prado também passou do recorde
PSOL troca nome na Alba
Kleber Rosa assume a cadeira antes ocupada por Hilton Coelho, com 68.854 votos contra 64.500. O partido não elege deputado federal pela Bahia e lança nomes para o governo do estado e para o Senado
Trump vê segundo turno acirrado e chama resultado de Flávio de “impressionante”
O presidente americano falou antes de embarcar para Nebraska e não citou Lula. No Truth Social, confundiu o Brasil com a Índia e depois corrigiu
Carregando..