Secretarias e órgãos municipais intensificam ações para mitigar efeitos das chuvas

A Codesal faz um monitoramento 24 horas por dia
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 17h32
Secretarias e órgãos municipais intensificam ações para mitigar efeitos das chuvas
Foto: Valter Pontes/Secom
Secretarias e órgãos municipais intensificaram nos últimos dias as medidas para minimizar as consequências das chuvas em Salvador. Com caráter preventivo, de socorro, assistencial e recuperativo, as iniciativas são realizadas no âmbito da Operação Chuva, coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Com um dos sistemas de previsão de chuva mais modernos do país, a Codesal faz um monitoramento 24 horas por dia, principalmente nas periferias ou em áreas de risco, para orientar os colaboradores e moradores treinados caso sejam detectadas situações de perigo, como a possibilidade de deslizamentos e acidentes.

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) mantém a execução dos serviços de drenagem - com ações de retirada de alagamentos, desobstruções de rede e limpeza dos dispositivos (bocas de lobo). Também são realizados os serviços de coleta de galhos e vegetais tombados.

Neste período, ocorre o reforço do contingente operacional com equipes escaladas em plantões noturnos e aos finais de semana para atendimento às demandas emergenciais da Operação Chuva. É feito o monitoramento das principais bases de tráfego, no sentido de evitar que os possíveis alagamentos prejudiquem a circulação de veículos. Apesar do piso molhado prejudicar o assentamento do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), as ações de tapa buraco são realizadas com o asfalto a frio.

Nesta quarta-feira (7), o prefeito Bruno Reis acompanhou as atividades do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e afirmou que o volume de chuvas neste início de junho já é quase o total registrado pela média histórica para o mês.

Segundo o prefeito, a média histórica para todo o mês de junho é de 230 mm de chuva, porém em apenas sete dias do mês já choveu 150 mm em Salvador, chegando a 170 mm em alguns bairros. Ele destacou ainda que as famílias devem acionar a Codesal, por meio do número 199, sempre que virem uma situação de risco.

Limpeza - Entre as ações realizadas pela Limpurb, estão a limpeza de canaletas, varrição e desobstrução de bueiros, além da coleta de resíduos volumosos e de construção civil descartados em vias públicas. Nesta quarta-feira (7), uma equipe de serviços especiais foi direcionada para retirar resíduos das bordas do Rio Camaragibe, em Canabrava, para facilitar o escoamento da água e reduzir alagamentos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) participa da Operação Chuva, em parceria com a Defesa Civil, em regime de plantão de 24 horas. As equipes realizam os serviços de demolição e remoção de estruturas indicadas pela Codesal, caso necessário.

O trabalho das equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) acontece em várias avenidas e ruas da cidade, envolvendo limpezas de caixas de passagens e troca de grelhas. Nestas ações, são retirados muitos materiais, como garrafas pet e de vidro, latas, entulhos e lixo.

“Todos os dias recolhemos centenas de quilos de expurgos de nossas caixas, que contém papelão, garrafas pet, latas, garrafas plásticas, centenas de sacos plásticos. Por isso, faço um pedido: não jogue lixo nas ruas e procure os horários para colocar o lixo somente na hora, ou próximo do horário da passagem dos nossos caminhões”, afirma Virgílio Daltro, presidente da Desal.

A central 156, da Ouvidoria, está com a operação 100% voltada para os atendimentos relacionados à chuva. A equipe de rua da Ouvidoria também está a postos para acompanhar e vistoriar possíveis demandas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Um padre do Ceará enfrenta acusação de transfobia após declarações em homilia
Associação de diversidade denuncia sacerdote ao Ministério Público por falas que afirmam diferença biológica entre sexos e criticam ideologia de gênero
Salvador recebe prêmio federal por projeto de requalificação das orlas de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga
Iniciativa do Prodetur Salvador é destacada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento com o Prêmio SEAID Antônio Sabino, por impacto socioambiental, sustentabilidade e impulso ao turismo de sol e praia
Comandante da PM solicita cancelamento de festa no Vale das Pedrinhas após morte de policial
Declaração revela preocupações com insegurança na região, mas Governo Estadual mantém silêncio sobre apoio inicial ao evento
Sequência de operações policiais deixa 11 mortos no Complexo do Nordeste de Amaralina
Confrontos após assassinato de cabo da PM resultam em mortes e apreensões; região vive tensão desde terça-feira (3) em Salvador
Pré-Carnaval de Salvador inicia neste sábado com 100 atrações "gratuitas"
Investimento conjunto de prefeitura, governo do estado e iniciativa privada garante programação
Um empresário de Irecê critica duramente o governador Jerônimo Rodrigues por promessas não cumpridas
Zé Carlos da Cebola acusa o petista de iludir a população com anúncios de obras que nunca saem do papel e defende postura mais séria na gestão estadual
Carregando..