Chuvas em Salvador superam previsão de janeiro em 48 horas

Com acumulado de chuvas acima da média histórica, cidade enfrenta riscos de deslizamentos e desabamentos; previsão é de mais chuvas até terça-feira (14)
Por: Brado Jornal 13.jan.2025 às 09h32
Chuvas em Salvador superam previsão de janeiro em 48 horas
Paulo Pinto/Agência Brasil

Salvador enfrentou um intenso temporal nas últimas 48 horas, com acumulado de chuvas já superior à média histórica esperada para todo o mês de janeiro, conforme informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Até a tarde deste domingo (12), regiões como Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha dos Frades e Itapuã registraram, respectivamente, 123,6 mm, 92,8 mm e 89 mm de precipitação, superando a média mensal de 79,9 mm.

O fenômeno é resultado da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que desde sexta-feira (10) tem causado chuvas fortes na capital baiana, na Região Metropolitana (RMS) e em outras áreas do estado. O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que a madrugada e as primeiras horas deste domingo foram marcadas por chuvas intensas, especialmente nas regiões norte da cidade e nas ilhas.

Durante o período chuvoso, a Defesa Civil atendeu 80 solicitações de emergência, incluindo 29 ameaças de desabamento e 28 de deslizamento de terra. Somente neste domingo, até as 15h, 12 ocorrências foram registradas, com maior concentração nos bairros de Pau da Lima (4), Subúrbio e Ilhas (3), e Liberdade (3).

A previsão do tempo indica chuvas moderadas a fortes, com raios e trovoadas, até terça-feira (14), com possível diminuição da intensidade na quarta-feira (15), quando o céu deve permanecer nublado a parcialmente nublado.

A Codesal mantém alerta à população, com avisos diários por SMS e WhatsApp. Para receber as orientações, basta enviar o CEP da residência para o número 40199. Em casos de emergência, o número 199 está disponível 24 horas. O órgão reforça a necessidade de evacuação imediata em áreas de risco e alerta que o solo está saturado, o que aumenta o risco de desastres naturais.

Sosthenes Macêdo enfatizou que a população deve redobrar os cuidados e acompanhar as atualizações meteorológicas, buscando ajuda imediatamente em situações de perigo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Carregando..