Violência paralisa transporte em cinco bairros de Salvador; ônibus deixam de circular após confrontos

Moradores de Barro Duro, Engomadeira, Tancredo Neves, Águas Claras e Vila Verde enfrentam dias sem transporte coletivo por causa da insegurança; algumas regiões estão há mais de uma semana sem atendimento regular
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 10h11
Violência paralisa transporte em cinco bairros de Salvador; ônibus deixam de circular após confrontos
Betto Jr./Secom

A cidade de Salvador amanheceu nesta terça-feira (15) com cinco bairros sem circulação de ônibus, consequência direta da crescente onda de violência que afeta regiões periféricas da capital baiana. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) confirmou a suspensão do serviço em Tancredo Neves, Engomadeira, Barro Duro, Vila Verde e na localidade do Iraque, em Águas Claras.

O caso mais crítico é o do Barro Duro, que está há 11 dias sem transporte público regular após confrontos armados e mortes na região. Apesar de alguns veículos terem acessado a área nesta terça, a operação não teve autorização da Semob. O bairro é atendido pela linha 1025 Barro Duro x Estação Mussurunga.

Na Engomadeira, os ônibus deixaram de circular desde o último domingo (13), após a morte da jovem Ana Luiza, fato que elevou a tensão local. Duas linhas deixaram de operar na área: 1215 Engomadeira x Lapa e 1214 Engomadeira x Baixa dos Sapateiros.

No bairro Tancredo Neves, a interrupção ocorreu após ataques registrados na noite de segunda-feira (14). As linhas 1203, 1206, 1211 e 1248, que ligam o bairro a regiões como Campo Grande, Lapa, Barra e Iguatemi, estão fazendo ponto final no Conjunto Arvoredo, sem acessar a parte central do bairro.

Em Águas Claras, a localidade do Iraque ficou sem o atendimento da linha 1713 Águas Claras x Estação Águas Claras. Já em Vila Verde, na Estrada Velha do Aeroporto, os coletivos das linhas 1328 Estação Pirajá x Estação Mussurunga e 1054 Fazenda Grande 4/3 x Estação Mussurunga deixaram de circular.

A suspensão do transporte coletivo afeta diretamente milhares de moradores, que enfrentam dificuldades para trabalhar, estudar e realizar atividades básicas do dia a dia. Até o momento, a prefeitura não informou previsão de normalização do serviço nas áreas afetadas.

A onda de violência crescente tem colocado o sistema de mobilidade urbana de Salvador em alerta, pressionando o poder público a buscar alternativas para garantir a segurança de passageiros, rodoviários e moradores dessas comunidades.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump sugere revisar subsídios e deportação de Elon Musk após críticas
Trump também mencionou o uso do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) para avaliar os subsídios concedidos às empresas de Musk, como SpaceX, Tesla e X (antigo Twitter), sugerindo que a revisão poderia gerar grande economia aos cofres públicos
Prefeito Bruno Reis convida papa Leão XIV a conhecer Salvador
Na última segunda-feira (30), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, marcou presença na entrega de 100 residências reformadas pelo programa Morar Melhor, no bairro de Brotas
Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes
Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou
Jerônimo Rodrigues é vaiado durante cortejo do 2 de Julho em Salvador; assista momento
As manifestações, que incluíram gritos e cartazes, também miraram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Rui Costa, ex-governador do estado.
EUA cancelam vistos de dupla britânica após protesto contra Israel
Durante o show, a banda também entoou frases em solidariedade à Palestina
Carregando..