Mala abandonada em Salvador causa mobilização do esquadrão antibomba

Objeto suspeito gera tensão no Itaigara, mas é identificado como inofensivo
Por: Brado Jornal 26.ago.2025 às 09h46 - Atualizado: 26.ago.2025 às 09h48
Mala abandonada em Salvador causa mobilização do esquadrão antibomba
Foto: Luan Julião / Ag. A TARDE
Uma mala deixada na Rua Hermann Neeser, no bairro do Itaigara, em Salvador, provocou alarme entre os moradores na tarde desta segunda-feira, 25. A Polícia Militar, alertada sobre o objeto suspeito, acionou o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para avaliar a possibilidade de um artefato explosivo.

Ação cautelosa do esquadrão antibomba

O esquadrão antibomba isolou imediatamente a área, utilizando trajes anti-fragmentação e equipamentos avançados, como raio-X e braços robóticos, para inspecionar a mala com segurança. Após uma análise detalhada, os policiais confirmaram que o objeto estava vazio, descartando qualquer risco à população ou aos agentes envolvidos na operação.

Declaração do BOPE

O Tenente Martins, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Bahia, explicou os procedimentos realizados:

"Esse é um material suspeito, acionado através do CPME e do comandante do BOPE, Major BoaVentura. A companhia ante-bomba identificou o objeto como realmente suspeito. Fizemos o raio-X e identificamos que não havia nenhum material explosivo, nem qualquer elemento que pudesse trazer risco à sociedade ou à Polícia Militar presente no local para atender a ocorrência. Após a identificação, retiramos o objeto do local e procedemos à abertura."

Ele acrescentou:

"Identificamos que se tratava apenas de uma mala vazia, apenas um objeto suspeito, que agora está seguro. A sociedade pode trafegar pela rua com tranquilidade."
Sobre o estado da mala, o tenente observou:

"Pelo estado do material dentro da mala, percebe-se que é uma mala velha. Obviamente, deve ter sido descartada e deixada ali. Também não há indícios de que o local fosse alvo de qualquer ameaça. Portanto, tratava-se apenas de material descartado. Iremos separar o material, coletá-lo, levar para o batalhão e, em seguida, enviar para a polícia técnica para perícia."

Equipamentos garantem segurança

O militar destacou os recursos utilizados na operação:

"O equipamento que usamos inclui um traje anti-fragmentação, um traje canadense que nos protege de uma possível explosão. Trabalhamos também com um braço robótico, que nos mantém a cerca de 3 metros do material suspeito, aumentando a segurança. O raio-X nos permite avaliar o objeto e determinar as ações necessárias diante de um item suspeito. Dessa forma, o raio-X elimina dúvidas sobre a presença de artefatos explosivos."

Retorno à normalidade

Com a verificação de que a mala não representava perigo, a circulação no bairro foi liberada, trazendo alívio aos moradores. A Polícia Militar reforça a importância de relatar objetos suspeitos às autoridades para garantir a segurança pública.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Incêndio atinge casarão histórico em Salvador e deixa um ferido
Albergue irregular que funcionava no imóvel centenário, no bairro do Comércio, foi consumido pelas chamas; vítima sofreu queimaduras e foi socorrida
Fiscalização integrada orienta vendedores de alimentos e bebidas em áreas turísticas de Salvador
Ação da Semop, Visa e GCM prioriza educação e prevenção de riscos à saúde em pontos como Porto da Barra durante verão e festas populares
BodyScan flagra drogas em visitantes e impede entrada de entorpecentes em presídio de Salvador
Nova tentativa de tráfico de drogas é frustrada por BodyScan em presídio de Salvador
Operação Mirakel avança contra receptadores de canetas emagrecedoras roubadas em Salvador
Segunda fase da ação policial cumpre mandados na capital baiana com foco no grupo que recebia e revendia os medicamentos furtados ou roubados de farmácias; cerca de 300 agentes participam das diligências
Salvador nomeia 37 aprovados em concurso para atuar na saúde 37 páginas da web
Reforço na rede municipal de saúde com técnicos de enfermagem e saúde bucal
Salvador lança Carnaval Academy para revelar bastidores da folia a executivos brasileiros
Programa inédito oferece imersão de três dias na operação do maior carnaval de rua do mundo, com foco em logística, gestão e sustentabilidade; iniciativa ocorre em parceria com Grupo California e HSM
Carregando..