Na noite de sábado (7 de fevereiro de 2026), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, acompanhou as atrações do Furdunço no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), que marca a abertura oficial do pré-Carnaval na capital baiana. Ele destacou a inversão de datas implementada neste ano, o Furdunço agora ocorre aos sábados, enquanto o Fuzuê foi transferido para os domingos, como uma decisão acertada e respaldada pela população.
A mudança surgiu após pesquisas, provocações nas redes sociais e intensa mobilização popular. “Quem manda nessa festa é o povo. Essa festa é feita para o povo e com o povo. Fizemos pesquisas, partimos de provocações nas redes sociais, e houve grande mobilização pela mudança. Nós atendemos”, afirmou o prefeito. Ele explicou que o sábado favorece um tom mais animado e festivo para o Furdunço, permitindo que as pessoas fiquem na rua até mais tarde, enquanto o domingo, com o Fuzuê, ganha perfil mais cultural, familiar e voltado para crianças. “A decisão é acertada e com certeza vai se perpetuar pelas próximas gestões”, completou, ao lado da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e de outros dirigentes municipais.
Sobre o verão 2025/2026, Bruno Reis classificou como o melhor da história de Salvador, com recorde de turistas, especialmente internacionais, mais de um milhão de visitantes em novembro e pico de voos e passageiros no dia 2 de janeiro, segundo dados do aeroporto, Embratur e Ministério do Turismo. Ele projetou que o Carnaval, que começa oficialmente na quinta-feira (12 de fevereiro), atrairá ainda mais gente, com aumento de 43% nas emissões de passagens em comparação ao ano anterior.
O gestor enfatizou a organização crescente da festa: “Vai ser lindo. Vamos fazer uma grande festa, uma festa que a cada ano é melhor do que o ano anterior, porque a gente se especializa mais, tem mais experiência, conhece os detalhes e, com isso, pode corrigir, melhorar e prestar um serviço melhor para todo mundo que vem curtir essa linda festa”. Ele revelou que os patrocínios já superam R$ 65 milhões, valor suficiente para cobrir todas as atrações e ainda sobrar recursos para serviços públicos, com foco em apoio a trabalhadores informais e melhorias na infraestrutura.
A participação de Bruno Reis no evento reforçou o otimismo para o Carnaval 2026, consolidando Salvador como destino de referência em turismo e folia.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...