Na noite de quarta-feira, 24 de setembro de 2025, o presidente da Argentina, Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, foi agraciado com o Global Citizen Award 2025, concedido pelo Atlantic Council, em uma cerimônia realizada em Nova York, Estados Unidos. A entrega do prêmio foi feita por Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, que proferiu um discurso exaltando as ações do líder argentino.
Bessent destacou a influência de Milei não apenas na Argentina, mas em toda a América Latina, afirmando: “Milei é o líder de uma grande nação, mas também de um continente. Ele inspirou a juventude argentina a questionar a ideia obsoleta de que a mão do Estado é o caminho para a prosperidade. Ao fazê-lo, ele reacendeu a fé no livre mercado e lançou as bases para uma nova era de ouro na Argentina.”
Durante sua passagem pelos Estados Unidos, Milei também foi recebido com deferência em outros eventos. Ele se reuniu com o presidente norte-americano, Donald Trump, no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Trump prometeu apoio, incluindo assistência financeira, para ajudar a estabilizar a economia argentina. Além disso, Bessent revelou, em uma postagem nas redes sociais, que o Tesouro dos EUA está negociando com autoridades argentinas uma linha de swap de US$ 20 bilhões para proteger contra oscilações cambiais, com o objetivo de “evitar volatilidade excessiva”.
O Atlantic Council, instituição que promove o prêmio, é um think tank fundado em 1961, conhecido por defender ideias de centro-direita, com ênfase no liberalismo econômico, embora adote posturas moderadas, como o apoio ao consenso científico sobre mudanças climáticas.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...