PF faz operação contra desvio de dinheiro público, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos

As penas podem chegar a 34 anos de reclusão
Por: Brado Jornal 18.jun.2024 às 12h41
PF faz operação contra desvio de dinheiro público, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cerca de 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do interior da Bahia, nesta terça-feira (18). O alvo da operação foi um grupo criminoso especializado em desvio de verba pública, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.

Intitulada de Operação Piemonte, a ação foi realizada de forma conjunta entre a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União na Bahia (CGU-BA). Os mandados foram cumpridos nas cidades de Juazeiro, Ourolândia, Capim Grosso, Várzea Nova e Filadélfia.

Além das apreensões, os suspeitos tiveram suas contas bloqueadas e servidores públicos supostamente envolvidos no esquema foram afastados.

Conforme a PF, o esquema criminoso era formado por ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares das cidades onde ocorreram as apreensões.

As investigações revelaram um esquema de fraude em licitações, principalmente no ramo de locação de veículos, com pagamento de propina a servidores e pessoas politicamente expostas, por meio de um elaborado esquema de lavagem de dinheiro, compra de veículos de luxo e até mesmo transferências de grandes quantias a laranjas e "testas de ferro".

Ainda segundo as investigações, o grupo movimentou, ilegalmente, em um curto período, um valor que supera R$ 51 milhões.


Os investigados responderão pelos crimes de:

Associação criminosa

Fraude à licitação

Desvio de recursos públicos

Sonegação de impostos

Lavagem de capitais


As penas podem chegar a 34 anos de reclusão.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, especializada em organização criminosa e lavagem de capitais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Indicação de Jorge Messias ao STF corre sério risco de rejeição no Senado
Aliados de Davi Alcolumbre preveem até 50 votos contrários; sabatina marcada para 10 de dezembro pode nem acontecer por falta de mensagem presidencial
Lula sanciona isenção do IR até R$ 5 mil e anuncia tributação maior sobre super-ricos
Reforma histórica acaba com privilégios tributários de bilionários e devolve dinheiro ao bolso da maioria dos trabalhadores
Conflito na Direita Cearense: Michelle Bolsonaro Repudia Aliança com Ciro
Mal-estar na sigla bolsonarista: ex-primeira-dama questiona estratégia local e provoca reação imediata de deputado aliado
Ancelotti confirma presença de Vini Jr e Estêvão na Copa do Mundo de 2026
Técnico italiano garante dois jovens talentos na lista final da Seleção Brasileira para o Mundial
TCP se consolida como terceira maior facção criminosa do Brasil com discurso evangélico
Estrela de Davi derrubada no Rio não freia expansão do Terceiro Comando Puro, que já marca presença em pelo menos dez estados e avança no Ceará com alianças locais e intolerância religiosa
Cármen Lúcia compara ditadura a erva daninha e diz que estaria presa se golpe tivesse sido bem-sucedido
Ministra do STF defende julgamentos dos atos golpistas e alerta que democracia exige cuidado diário enquanto oposição pressiona por anistia no Congresso
Carregando..