Bebedouros da UFBA são interditados após detecção de bactérias na água

Análises apontaram presença de Escherichia coli e coliformes totais; comunidade acadêmica foi orientada a levar água de casa
Por: Brado Jornal 11.abr.2025 às 08h29
Bebedouros da UFBA são interditados após detecção de bactérias na água
Reprodução/Universidade Federal da Bahia

Alunos, professores e servidores da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram surpreendidos nesta semana com a interdição imediata de todos os bebedouros da unidade, após exames laboratoriais identificarem a presença de bactérias na água fornecida pelo sistema interno do prédio.

Segundo comunicado oficial divulgado pela direção do instituto na última terça-feira (8), e confirmado pela Reitoria da universidade, a medida foi adotada após a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) recomendar a suspensão do uso dos equipamentos, diante do risco sanitário.

“Informamos que os bebedouros da Escola Politécnica estão temporariamente interditados. Orientamos que os usuários tragam sua própria água para consumo. Estamos trabalhando para resolver o problema com brevidade”, diz o comunicado enviado por e-mail à comunidade acadêmica.

De acordo com o jornal Correio, análises microbiológicas constataram a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli na água dos bebedouros localizados no 4º e no 7º andares do edifício. A presença desses micro-organismos indica possível contaminação fecal, o que pode representar sérios riscos à saúde, como infecções gastrointestinais.

Em nota oficial, a UFBA afirmou que os testes foram realizados por uma empresa especializada e credenciada, e que já estão sendo tomadas providências para a limpeza e desinfecção dos reservatórios. A universidade não informou um prazo para a normalização do abastecimento.

Enquanto isso, a orientação é clara: estudantes e demais frequentadores devem levar água de casa até que a situação seja completamente regularizada. A interdição mobilizou centros estudantis e gerou reclamações nas redes sociais, especialmente em um período de altas temperaturas em Salvador.

A universidade garantiu que a segurança da comunidade acadêmica é prioridade e que novos testes serão realizados antes da reativação dos bebedouros.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bruno Reis antecipa pagamento de servidores municipais para o São João
Prefeito de Salvador libera salários no dia 19 de junho e concede ponto facultativo em 22 e 23; governador Jerônimo Rodrigues libera apenas folga nos mesmos dias para funcionários estaduais.
Jerônimo Rodrigues libera R$ 80 milhões à Sufotur às vésperas do São João
Governo baiano publica decreto de crédito suplementar enquanto persistem críticas sobre valores pagos a artistas e relatos de cachês atrasados de edições anteriores.
Motorista de aplicativo é morto com crueldade após erro de rota no Rio
Família suspeita de invasão acidental em território dominado por facção criminosa
Investigação expõe superfaturamento milionário em cachês de artistas na Bahia
Relatórios do TCE, notas fiscais e depoimentos revelam esquema que durou mais de uma década envolvendo produtoras, laranjas e o ex-gestor da Sufotur, Diogo Medrado; MP-BA apura crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.
Travessias marítimas são interrompidas por mar agitado na Bahia
Condições do mar pioram e suspendem rotas entre Salvador e principais ilhas turísticas
Eduardo Bolsonaro apela a Trump por sanções contra Moraes após condenação
Ex-deputado pede retomada da Lei Magnitsky um dia depois de pena de quatro anos por coação no STF
Carregando..