Passagem de meteoro com rara duração risca céu de Santa Catarina

De acordo com o astrônomo Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), última ocorrência comparável ao meteoro deste sábado (13) ocorreu em 2019
Por: Brado Jornal 16.nov.2021 às 05h50
Passagem de meteoro com rara duração risca céu de Santa Catarina

A passagem de um meteoro sobre o céu de Santa Catarina foi registrada pela estação de monitoramento no município de Monte Castelo na noite de sábado (13). O fenômeno se destaca pela duração: com cerca de 12 segundos, a passagem é considerada rara.

De acordo com o astrônomo Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a última ocorrência comparável ao meteoro deste sábado ocorreu em 2019 no Rio Grande do Sul, quando um trajeto semelhante foi registrado por 13,5 segundos.

Ele explica que a passagem de meteoros, em si, são fenômenos comuns, conhecidos popularmente como “estrelas cadentes”. Cotidianamente, porém, os registros não costumam ultrapassar os 5 segundos de duração.

“Este ano nós registramos cerca de 5 meteoros de passagens longas como este. Isso é muito raro em comparação com os mais curtos, que já são mais de 5.400 em 2022”, explica o astrônomo.

Além disso, Justino observa que o horário em que o corpo celeste cruzou o céu catarinense favoreceu os registros. “Ocorreu cedo, por volta das 19h30. Ainda é um horário com várias pessoas nas ruas e nós recebemos muitos registros pelas mídias sociais. Muita gente testemunhou”, diz.

Os registros passam agora por estudos profundos de imagem que analisam coloração e velocidade para uma maior compreensão sobre o corpo celeste. Justino antecipa, todavia, que há uma forte possibilidade de o meteoro ter cumprido um trajeto diferente daquele registrado em 2019.

“Nas imagens, nós reparamos uma coloração azul esverdeada. Essa não é uma característica de quando o meteoro atinge as camadas mais baixas da atmosfera”, diz.

Além de Santa Catarina, estado sobre o qual ocorreu o fenômeno, a Rede de Observação afirma que também há registros de visualização do meteoro em municípios do Rio Grande do Sul e no Paraná.

Siga o Brado Jornal no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Veja Também
‘Projeto político nosso é ganhar as eleições e criar bases pro nosso projeto socialista’, afirma José Dirceu
Na sequência, Dirceu deu exemplos de ações no sentido de viabilizar o que chamou de “criar as bases para uma mudança de regime”:
Em nova pesquisa, Lula e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas por telefone e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Governo australiano decide cancelar novamente visto de Novak Djokovic
Decisão foi tomada pelo ministro da Imigração e dificulta chances do sérvio disputar o Aberto da Austrália
Abastecimento de água volta a 46 municípios atingidos pela chuva na Bahia
No total, 59 sistemas de abastecimento foram atingidos pelas chuvas nas regiões sul, extremo sul e sudoeste
Comentarista da Brado Rádio é impedida de acompanhar filho internado em hospital na Bahia por não apresentar passaporte da vacina
Sara gravou um vídeo denunciando a ação e postou em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (3).
Eduardo Bolsonaro diz que Djokovic “tornou-se líder mundial”
O atleta havia conseguido entrar no país sem ter se vacinado contra a Covid. Djokovic já se manifestou contra a obrigatoriedade dos imunizantes em diversas oportunidades. Nas redes sociais, ganhou o apelido de “Novax Djocovid”.
Carregando..