Passagem de meteoro com rara duração risca céu de Santa Catarina

De acordo com o astrônomo Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), última ocorrência comparável ao meteoro deste sábado (13) ocorreu em 2019
Por: Brado Jornal 16.nov.2021 às 05h50
Passagem de meteoro com rara duração risca céu de Santa Catarina

A passagem de um meteoro sobre o céu de Santa Catarina foi registrada pela estação de monitoramento no município de Monte Castelo na noite de sábado (13). O fenômeno se destaca pela duração: com cerca de 12 segundos, a passagem é considerada rara.

De acordo com o astrônomo Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a última ocorrência comparável ao meteoro deste sábado ocorreu em 2019 no Rio Grande do Sul, quando um trajeto semelhante foi registrado por 13,5 segundos.

Ele explica que a passagem de meteoros, em si, são fenômenos comuns, conhecidos popularmente como “estrelas cadentes”. Cotidianamente, porém, os registros não costumam ultrapassar os 5 segundos de duração.

“Este ano nós registramos cerca de 5 meteoros de passagens longas como este. Isso é muito raro em comparação com os mais curtos, que já são mais de 5.400 em 2022”, explica o astrônomo.

Além disso, Justino observa que o horário em que o corpo celeste cruzou o céu catarinense favoreceu os registros. “Ocorreu cedo, por volta das 19h30. Ainda é um horário com várias pessoas nas ruas e nós recebemos muitos registros pelas mídias sociais. Muita gente testemunhou”, diz.

Os registros passam agora por estudos profundos de imagem que analisam coloração e velocidade para uma maior compreensão sobre o corpo celeste. Justino antecipa, todavia, que há uma forte possibilidade de o meteoro ter cumprido um trajeto diferente daquele registrado em 2019.

“Nas imagens, nós reparamos uma coloração azul esverdeada. Essa não é uma característica de quando o meteoro atinge as camadas mais baixas da atmosfera”, diz.

Além de Santa Catarina, estado sobre o qual ocorreu o fenômeno, a Rede de Observação afirma que também há registros de visualização do meteoro em municípios do Rio Grande do Sul e no Paraná.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’
Governo Lula pediu investigação contra Shellenberger por divulgar documentos sigilosos
Feira de Santana: Suspeito de matar irmão de presidente da câmara confessa crime
Irmão de vereadora na Bahia é morto com golpes de faca, martelo e picareta
CCJ aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre armas de fogo
Projeto descentraliza a responsabilidade pela regulação do porte e da posse de armas de fogo
Carregando..