Coração de Dom Pedro I chega ao país com operação de chefe de Estado

Órgão vai ser recebido pelo presidente Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto e mobiliza esquema especial de segurança
Por: Brado Jornal 22.ago.2022 às 13h40
Coração de Dom Pedro I chega ao país com operação de chefe de Estado
FOTO: ESTELA SILVA/EFE/EPA

O coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira, 22, como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do país. O órgão vem de Portugal transportado em uma operação especial da Força Aérea Brasileira (FAB) e vai contar com tratamento de chefe de Estado.

Nesta segunda-feira, o coração viaja em cabine de passageiros de um avião da FAB, acompanhado de três autoridades portuguesas e de um representante do governo brasileiro.

Na terça-feira, 23, o órgão vai ser levado a uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). O coração será recebido pelo chefe do Executivo na rampa principal de acesso ao prédio presidencial. Representantes da família imperial brasileira foram convidados para o evento.

Pela programação concebida pelo governo brasileiro para o 7 de Setembro, o coração de Dom Pedro I vai ficar exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O órgão poderá ser visto a partir desta terça-feira, por meio de um recipiente de vidro, na Sala Santiago Dantas, que é climatizada.

A presença do coração de Dom Pedro I no país vai contar com operação de segurança com oficiais da Polícia Federal (PF) e das Forças Armadas. O Ministério das Relações Exteriores não divulgou o custo da operação.

Em 8 de setembro, o coração do imperador vai ser levado de volta para Portugal, onde geralmente fica guardado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Porto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governadores evitam ato bolsonarista deste domingo (3)
Os quatro governadores já marcaram presença em atos bolsonaristas no passado.
Carregando..