Governo Lula agora impõe sigilo a imagens dos atos em Brasília

Por: Brado Jornal 07.fev.2023 às 16h58
Governo Lula agora impõe sigilo a imagens dos atos em Brasília
Foto: Toninho Tavares

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs sigilo sobre a íntegra das imagens dos atos de vandalismo registradas pelo sistema de câmeras do Palácio do Planalto, alegando riscos para a segurança das instalações presidenciais.

No entanto, divulgou oficialmente trechos editados dessas imagens, que não permitem analisar a atuação das forças de segurança no dia 8 de janeiro dentro do palácio.

Ao negar acesso à íntegra das imagens, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comandado pelo general Gonçalves Dias, afirma não ser “razoável” divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial.

“Dessa forma, presente pedido de informação não pode ser atendido, haja vista que as imagens do sistema de vídeo monitoramento do Palácio do Planalto são de acesso restrito, considerando que sua divulgação indiscriminada traz prejuízos e vulnerabilidades para a atividade de segurança das instalações presidenciais”, diz a resposta.

Em outro trecho, afirma: “Caso seja facultado o acesso às informações solicitadas, a eficiência, como princípio constitucional da administração pública, e o interesse público de prevenir ações adversas contra as autoridades protegidas pelo GSI/PR ficam desamparados”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Enchentes no Texas deixam 82 mortos e 41 desaparecidos
As fortes chuvas que castigam o Texas, nos Estados Unidos, desde sexta-feira (4.jul.2025) elevaram o número de mortos para 82, com 41 pessoas ainda desaparecidas
Trump impõe tarifa de 10% a nações ligadas ao Brics
A declaração coincide com a divulgação da declaração final da cúpula do Brics, que criticou a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional”
Vergonha! Radar meteorológico de Salvador: um ano parado, um retrato do descaso do governo Lula
O radar permanece como um símbolo de desperdício e ineficiência.
Carregando..