Unesco convida Lula, Barroso e Felipe Neto para fórum que vai propor regulamentação das redes sociais

Conferência internacional vai discutir formas de conter fake news e discursos de ódio na internet
Por: Brado Jornal 14.fev.2023 às 13h34
Unesco convida Lula, Barroso e Felipe Neto para fórum que vai propor regulamentação das redes sociais

A Unesco convidou o presidente Lula, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, e o youtuber Felipe Neto para um fórum sobre regulamentação de redes, entre 21 e 23 de fevereiro, em Paris.

Em diversas ocasiões, Lula apoiou a ideia. “Precisamos, em alguma medida, regulamentar a internet e as mídias sociais, para que elas sigam nos trilhos da civilidade e da ética”, disse o petista, em um evento recente no Espírito Santo. O presidente participará à distância, em videoconferência.

Conforme a assessoria de Barroso, o ministro vai explicar como “discursos de ódio” são disseminados nas redes sociais e de que maneiras supostos grupos terroristas procuram concretizar “golpes de Estado”, por meio da internet.

Já Felipe Neto foi chamado em virtude dos mais 44 milhões de seguidores que tem no YouTube, além de ter sido “vítima de fake news”, segundo a Unesco.

O evento será a primeira organização global da Unesco sobre regulamentação das redes sociais, reunindo mais de 1,5 mil representantes de governos e big techs, universidades, reguladores e pessoas da sociedade civil.

A Unesco afirmou que a internet é uma importante ferramenta para a comunicação e a disseminação do conhecimento. “No entanto, as plataformas de mídia social também estão espalhando desinformação, discurso de ódio e teorias da conspiração, que danificam o tecido de nossas sociedades, semeando desconfiança, exacerbando a polarização política, ajudando a semear o extremismo e minar as condições para a coexistência pacífica — em particular eleições livres e justas”, disse a Unesco.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dia de manifestação “Acorda Brasil” inicia com movimentação intensa na internet
Tags #AcordaBrasil e #BrasilNasRuas registram forte engajamento nas redes com chamadas para atos presenciais em todo o país neste domingo
Irã declara forças armadas em prontidão total e avisa que agressores pagarão caro pelos ataques
Teerã promete resposta militar decisiva após ofensiva conjunta de EUA e Israel; comunicado oficial acusa violação do direito internacional e reforça disposição para defender o território nacional
Itamaraty condena ofensiva conjunta de EUA e Israel contra o Irã e pede contenção máxima para evitar escalada
Nota oficial destaca grave preocupação com ataques ocorridos em meio a negociações diplomáticas; governo brasileiro reforça defesa da via negociada como único caminho viável para a paz na região e apela por respeito ao Direito Internacional e proteção de civis
Mídia estatal iraniana confirma morte de filha, neto, nora e genro de Ali Khamenei em ofensiva de EUA e Israel
Ataques coordenados neste sábado (28) deixam familiares do líder supremo entre as vítimas; fontes internacionais afirmam que Khamenei também foi eliminado, mas Teerã não confirma o óbito do Aiatolá
Entidades empresariais pedem ajustes na PEC do fim da escala 6x1 para permitir regras diferenciadas por setor e região
Mais de 60 confederações e federações defendem debate focado em preservação de empregos formais, produtividade e negociação coletiva; manifesto será entregue a líderes do Congresso na próxima semana
Tomé Abduch diz que direita brasileira foi constituída pela coragem de Valdemar Costa Neto
Deputado estadual paulista afirma que atual direita do país surgiu a partir da atuação do presidente nacional do PL
Carregando..