Governo prorroga prazo de emissão da nova carteira de identidade pela segunda vez

Estados e o Distrito Federal terão até janeiro de 2024 para implementarem a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN)
Por: Brado Jornal 06.nov.2023 às 16h34
Governo prorroga prazo de emissão da nova carteira de identidade pela segunda vez

O governo federal prorrogou para o dia 11 de janeiro de 2024 o prazo para que os estados e o Distrito Federal implementem a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN). A data limite para a adequação era esta segunda-feira, 6, e essa foi a segunda vez que o prazo foi prorrogado.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas Carteiras de Identidade já foram emitidas. O novo documento unifica o Registro Geral (RG) em todas as unidades da Federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Em maio, a pasta anunciou que a nova Carteira de Identidade não terá campo “sexo” nem distinção entre “nome” e “nome social”. A nova carteira de identidade tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, assim como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.

Ele conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF declara inconstitucional lei municipal que instituiu Escola Sem Partido
Por unanimidade, plenário suspende norma de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) por violação à liberdade de ensino, pluralismo de ideias e invasão de competência da União
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira
Oitiva do dono do Banco Master marcada para 23 de fevereiro às 16h, com foco exclusivo em irregularidades de empréstimos consignados; acordo evita habeas corpus
Ministério da Saúde alerta para chegada de nova variante de mpox no Brasil
Primeiro caso de 2026 registrado em Porto Alegre; SUS preparado para detecção precoce, com 47 infecções confirmadas no país até agora, sem óbitos
Carregando..