Brasil Urgente

Com Lula, Incêndios no Pantanal batem recorde e já são 3x maiores que os registrados durante Governo Bolsonaro

Quase 1 Milhão de hectares já foram destruídos em 2023, durante a atual gestão do Governo Lula o volume de queimadas bateu recorde e já é 3x mais do que o ano passado inteiro do Governo Bolsonaro
Por: Brado da Redação 15.nov.2023 às 16h26 - Atualizado: 15.nov.2023 às 16h47
Com Lula, Incêndios no Pantanal batem recorde e já são 3x maiores que os registrados durante Governo Bolsonaro

O Pantanal enfrenta atualmente o pior novembro de fogo da sua história, desde que começaram os registros pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no final da década de 90, Com o aumento dos incêndios em área de vegetação, em apenas 13 dias, o Pantanal já registra recorde de queimadas para o mês inteiro de novembro.

Registros apontam que os incêndios já destruíram 947.025 hectares, quase 1 milhão de Janeiro até o início de novembro na região, este número representa um recorde 3x maior  que os 316.650 hectares registrados no ano passado inteiro durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, para se ter uma ideia o fogo já devastou uma área quase oito vezes maior que o tamanho da capital carioca Rio de Janeiro.


Os dados foram divulgados hoje pelo G1 e TV Globo e constam no  levantamento feito pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os principais focos estão no Parque Estadual Encontro das Águas - considerado o maior refúgio de onças-pintadas do mundo - e no Parque Nacional do Pantanal. O fogo chegou a ser controlado, mas retornou depois que raios atingiram o parque. A falta de chuva, as altas temperaturas e ventos fortes dificultam os trabalhos para apagar os incêndios, o fogo também tem ameaçando propriedades como a Terra Indígena Kadiwéu (Corumbá) onde já foram destruídos mais de 19% da área pelo fogo.

No Mato Grosso, o governo decretou situação de emergência ambiental que vai vigorar por 60 dias. No vizinho do Sul, cinco cidades estão em emergência.

Nas últimas horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Governo do Estado juntamente com mais 90 brigadistas do Ibama e do ICMBio reforçaram o combate às chamas no Pantanal, segundo informações do Governo Federal.

Fonte: G1 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump intensifica preparativos contra Irã
Negociações nucleares avançam, mas mobilização militar dos EUA sugere possível confronto armado
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Marco Rubio mantém diálogos reservados com neto de Raúl Castro sobre Cuba
Secretário de Estado dos EUA discute futuro da ilha em contatos discretos, segundo Axios; governo nega negociações formais
Ex-presidente do BRB solicita novo depoimento à Polícia Federal no âmbito do caso Master
Paulo Henrique Costa prepara documentos para auxiliar investigações sobre fraudes em carteiras de crédito; nega irregularidades e descarta delação premiada
Carnaval de Salvador registra alta de 68% em testagens de ISTs e quase 300 diagnósticos positivos
Segunda-feira (16) teve maior procura nos circuitos; sífilis lidera casos, com aumento de 102% nos exames em todo o estado
Deputado Isidório sugere "cura" a motorista durante carnaval
Pastor evangélico responde a pedido de conselho dizendo que Jesus mudou sua orientação sexual há 34 anos
Carregando..