Ex-secretário da CBF, ligado ao PC do B, segue atuando sem autorização

Alcino Rocha foi anunciado como secretário-geral por Ednaldo Rodrigues em janeiro de 2023
Por: Brado Jornal 28.dez.2023 às 18h00
Ex-secretário da CBF, ligado ao PC do B, segue atuando sem autorização

Depois do afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, o ex-secretário-geral da confederação Alcino Reis Rocha continua a falar em nome da Confederação Brasileira de Futebol e a se comunicar com entidades internacionais de futebol. Ele é ligado ao PC do B, que foi ao STF em 23 de dezembro questionar o afastamento de Rodrigues.

Oficialmente, quem ocupa o cargo é Caio Rocha, nomeado pelo interventor José Perdiz, que assumiu o cargo em 12 de dezembro. Em troca de e-mails de Alcino Reis Rocha com representantes da Fifa e da Conmebol iniciada em 24 de dezembro.

Rocha disse aos representantes da Fifa e da Conmebol que a “séria crise que a CBF enfrenta” é resultado de uma “absurda e indevida intervenção externa, que contradiz a autonomia da entidade”. Como os e-mails provam que ele segue se apresentando num cargo que não ocupa mais, pode haver alguma implicação legal nessa atitude.

O e-mail, enviado na terça-feira (26), foi uma resposta a uma carta enviada pelas entidades internacionais à CBF em 24 de dezembro com um alerta para possíveis sanções ao futebol brasileiro. 

A Fifa proíbe que as confederações associadas tenham interferências “externas” como decisões da Justiça comum, por exemplo –como foi no caso do afastamento de Ednaldo Rodrigues.

“Fifa e Conmebol gostariam de enfatizar fortemente que, até que essa missão ocorra, nenhuma decisão que afete a CBF, incluindo eleições ou convocação de eleições, será tomada. Caso isso não seja respeitado, a Fifa não terá outra opção senão submeter o assunto ao seu órgão decisório relevante para consideração e decisão, o que também pode incluir uma suspensão”, diz trecho da carta.

Uma delegação da Federação Internacional de Futebol deve chegar ao Brasil na semana de 8 de janeiro de 2024 para entender exatamente o que está se passando. Na sequência, haverá eleição do novo presidente da CBF ainda em janeiro.

No e-mail, o ex-secretário Alcino Rocha afirmou, ainda, que aguarda a confirmação da chegada da delegação das entidades e se colocou à disposição para “quaisquer medidas necessárias”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Seis empresas conquistam contratos de R$ 1,05 bilhão para serviços em Salvador
Licitações abrangem terceirização de mão de obra para apoio operacional, serviços gerais e educação infantil
Aumento alarmante de intoxicações intencionais no Brasil
Especialistas cobram maior controle sobre substâncias tóxicas e políticas de prevenção para conter a escalada de crimes silenciosos
Sobreviventes emergem em novo bombardeio americano a barco suspeito próximo à costa venezuelana
Ação ocorre em meio a escalada de tensão regional e autorização para operações secretas contra regime de Maduro
Lula defende soberania da Venezuela e critica pressões externas
Em evento do PCdoB, chefe do Executivo reafirma autonomia cubana e questiona interferências estrangeiras
Autorização secreta da CIA e voos de bombardeiros: indícios de que Trump planeja o fim do regime de Maduro na Venezuela
Especialista consultado pelo g1 considera que o país sul-americano enfrenta risco de ofensiva próxima. Autoridades americanas sustentam que as medidas visam proteger a nação e enfrentar o narcotráfico.
Carregando..