Ex-presidente do BC, Affonso Celso Pastore morre aos 84 anos

O economista esteve à frente da autoridade monetária de 1983 a 1985, durante o governo de João Figueiredo
Por: Brado Jornal 21.fev.2024 às 10h33
Ex-presidente do BC, Affonso Celso Pastore morre aos 84 anos
Reprodução

O economista e ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore morreu nesta quarta-feira (21), aos 84 anos. Ele presidiu a autarquia de setembro de 1983 a março de 1985, durante o governo de João Figueiredo (1918-1999), no regime militar (1964-1985).

A AC Pastore, consultoria fundada pelo economista em 1993, disse que o velório será realizado no cemitério do Morumbi, zona sul da capital paulista, das 13h às 17h. O corpo será enterrado na sequência.

Nascido na cidade de São Paulo, Pastore se formou em Economia pela FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP (Universidade de São Paulo), onde também fez pós-graduação.

Em 1966, Pastore entrou para a vida púbica ao assessorar Antônio Delfim Netto, então secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. No ano seguinte, Delfim foi nomeado ministro da Fazenda e Pastore integrou sua equipe. Também teve passagens pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e IPE (Instituto de Pesquisas Econômicas).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador começa a recolher assinaturas para CPMI do Lulinha
Carlos Viana (PSD-MG) defende investigação de novos fatos sobre o filho do presidente e intermediação de interesses privados
Ivan Leite abre mão de candidatura e declara apoio à reeleição de Capitão Alden
Sargento da PM decide priorizar união de forças na disputa pela Câmara dos Deputados
PGR pede transferência de inquéritos de Lulinha
Defesa confirma pedido para baixar casos à primeira instância
ACM Neto critica Jerônimo e diz que governará com qualquer presidente
Pré-candidato ao governo da Bahia afirmou que promessas feitas pelo atual governador ficaram pelo caminho e defendeu diálogo com o presidente eleito, independentemente de partido
Foto de evento com prefeitos na Bahia registra 168 pessoas após divulgação de reunião com mais de 300
Governador Jerônimo Rodrigues anunciou encontro com gestores municipais de todo o estado em Salvador; imagem divulgada mostra grupo posando para registro coletivo.
Games e tecnologia chegam a escolas públicas de Salvador com atividades para alunos e professores
Projeto GP-Mini leva experiências interativas e capacitação pedagógica a duas unidades da rede municipal
Carregando..