Auditores do TCU são suspeitos de fraude para aumentar os próprios salários

TCU recebeu uma denúncia de que servidores que pediram aumentos fizeram os mesmos cursos para conseguir certificados, muitos com datas de conclusão no mesmo dia
Por: Brado Jornal 05.jul.2024 às 08h09
Auditores do TCU são suspeitos de fraude para aumentar os próprios salários
Valter Campanato/Agência Brasil

Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) foram denunciados internamente, acusados de fraudarem certificações profissionais para aumentar seus próprios salários em até 10%.

Segundo reportagem do portal UOL, o TCU recebeu uma denúncia de que servidores que pediram aumentos fizeram os mesmos cursos para conseguir certificados, muitos com datas de conclusão no mesmo dia.

No mês de abril, foi sancionada uma lei que permitiu um aumento de até 30% para servidores do TCU com cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, certificações e ações de treinamento.

O servidor pode, para cada certificação por curso de especialização ou qualificação, ganhar um aumento de 2%, com no máximo cinco certificados, que podem somar 10% de aumento sobre.

A remuneração de alguns auditores chega a R$ 33,3 mil. Um aumento com cinco certificações, portanto, garantiria até R$ 3.330 a mais. Técnicos, que têm salário menor, também têm direito ao adicional.

Em maio, o TCU regulamentou quais certificações seriam aceitas, como cursos de linguagens de programação, idiomas, especializações em auditoria, entre outros. Dessas, porém 760 são pelos mesmos oito cursos, e 620 dessas qualificações foram concluídas em maio. Servidores, apontam as investigações, completaram até três certificações no mesmo dia e fizeram provas em datas coincidentes, levantando a suspeita de fraude.

Em nota, o TCU disse que "recebeu denúncia na Ouvidoria relativa ao tema questionado". "Por consequência, abriu-se apuração administrativa interna e, por cautela, foram suspensas novas concessões do adicional com base nas certificações questionadas", disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF retoma atividades com 9 ministros e vaga em aberto
O Supremo Tribunal Federal inicia nesta segunda-feira (2 de fevereiro de 2026) o ano judiciário de 2026, com uma sessão solene marcada para as 14h no plenário da Corte, em Brasília.
Pesquisa PoderData registra recorde de oposição ao aborto no Brasil com 68% contrários
Levantamento mostra aumento de 2 pontos percentuais em um ano; favoráveis somam 22% e 10% não opinaram
Mara Maravilha segue internada na UTI em São Paulo
Apresentadora de 57 anos realiza exames e recebe tratamento no Hospital Nove de Julho; equipe pede orações e alerta para informações falsas
Lula defenderá direitos trabalhistas e combate a facções criminosas em mensagem ao Congresso
Presidente enviará documento na abertura do ano legislativo, destacando prioridades para o primeiro semestre de 2026
TV Brasil anuncia em breve a primeira novela produzida pela emissora pública
Edital da EBC escolhe entre três finalistas a obra histórica; evento ocorre no Rio com investimento milionário em produções nacionais
Republicanos mantém laços com Lula enquanto flerta com Flávio Bolsonaro em cenário sem Tarcísio
Sigla enfrenta divisão interna com PSD no jogo presidencial; pragmatismo regional pesa nas decisões para 2026
Carregando..