Auditores do TCU são suspeitos de fraude para aumentar os próprios salários

TCU recebeu uma denúncia de que servidores que pediram aumentos fizeram os mesmos cursos para conseguir certificados, muitos com datas de conclusão no mesmo dia
Por: Brado Jornal 05.jul.2024 às 08h09
Auditores do TCU são suspeitos de fraude para aumentar os próprios salários
Valter Campanato/Agência Brasil

Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) foram denunciados internamente, acusados de fraudarem certificações profissionais para aumentar seus próprios salários em até 10%.

Segundo reportagem do portal UOL, o TCU recebeu uma denúncia de que servidores que pediram aumentos fizeram os mesmos cursos para conseguir certificados, muitos com datas de conclusão no mesmo dia.

No mês de abril, foi sancionada uma lei que permitiu um aumento de até 30% para servidores do TCU com cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, certificações e ações de treinamento.

O servidor pode, para cada certificação por curso de especialização ou qualificação, ganhar um aumento de 2%, com no máximo cinco certificados, que podem somar 10% de aumento sobre.

A remuneração de alguns auditores chega a R$ 33,3 mil. Um aumento com cinco certificações, portanto, garantiria até R$ 3.330 a mais. Técnicos, que têm salário menor, também têm direito ao adicional.

Em maio, o TCU regulamentou quais certificações seriam aceitas, como cursos de linguagens de programação, idiomas, especializações em auditoria, entre outros. Dessas, porém 760 são pelos mesmos oito cursos, e 620 dessas qualificações foram concluídas em maio. Servidores, apontam as investigações, completaram até três certificações no mesmo dia e fizeram provas em datas coincidentes, levantando a suspeita de fraude.

Em nota, o TCU disse que "recebeu denúncia na Ouvidoria relativa ao tema questionado". "Por consequência, abriu-se apuração administrativa interna e, por cautela, foram suspensas novas concessões do adicional com base nas certificações questionadas", disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alba aprova reajuste do piso salarial dos professores
A Assembleia Legislativa da Bahia deu aval ao projeto do governo que atualiza os vencimentos dos educadores conforme o piso nacional.
Comércio tem horários especiais no feriado de 1º de maio em Salvador
Shoppings, mercados e centros culturais seguem regras diferenciadas na capital baiana e Região Metropolitana
Bebê prematura extrema com 1% de chance de sobrevivência é batizada em Aparecida após 81 dias na UTI
Eva de Paula Riguetti, de Jerônimo Monteiro (ES), nasceu com 27 semanas e 624 gramas e superou prognóstico médico grave com apoio da família e da fé
Rejeição de Messias ao STF deve impulsionar ativos
Estratégista da RB vê chance maior de alternância de poder e reação positiva do mercado
Vigilante é executado a tiros em avenida de Salvador
Homem de 39 anos foi morto na Avenida Jequitaia, na Calçada, sem que pertences fossem levados; polícia investiga execução e descarta latrocínio
Protesto pró-vida expõe centenas de sapatinhos de bebê contra indicação de Jorge Messias ao STF
Ato simbólico ocorreu na véspera da sabatina do advogado-geral da União no Senado, marcando oposição a posicionamentos sobre aborto
Carregando..