Operação para repatriar brasileiros do Líbano é adiada devido a falta de segurança

"Informamos que, por considerações de segurança, o voo de repatriação precisou ser adiado. Você será avisado oportunamente. Sairá possivelmente amanhã, 05/10", diz a mensagem enviada
Por: Brado Jornal 04.out.2024 às 12h00 - Atualizado: 04.out.2024 às 11h31
Operação para repatriar brasileiros do Líbano é adiada devido a falta de segurança
Paulo Pìnto/Agência Brasil

O governo brasileiro decidiu adiar em 24 horas a decolagem do primeiro voo que sairia de Beirute, capital do Líbano, para repatriar brasileiros que querem deixar as áreas de conflito no país.

Com isso, a previsão é de que o avião da Força Aérea Brasileira deixe o país apenas às 14h deste sábado (5), pelo horário de Brasília.

A decisão foi tomada por razões de segurança, segundo o governo informou aos próprios brasileiros no Líbano.

"Informamos que, por considerações de segurança, o voo de repatriação precisou ser adiado. Você será avisado oportunamente. Sairá possivelmente amanhã, 05/10", diz a mensagem enviada aos brasileiros por volta das 4h desta sexta (horário de Brasília).

Horas depois, o Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota confirmando o adiamento.

"Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje. Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia", informou o Itamaraty.

O avião da FAB, um KC-30 com capacidade para cerca de 220 pessoas, está em Lisboa, Portugal – e só deve seguir para o Líbano quando houver condições de decolar novamente.

O território libanês tem sido alvo de ataques israelenses em uma ofensiva do país liderado por Benjamin Netanyahu contra o grupo extremista Hezbollah.

Na noite desta quinta (horário do Líbano), Israel bombardeou as proximidades do aeroporto de Beirute. Antes da confirmação do adiamento, Mauro Vieira foi questionado por jornalistas sobre a segurança para o pouso do avião da FAB.

"O que eu queria dizer é que as garantias serão dadas pelas autoridades legais. Se houver algum episódio que não permita a aterrissagem claro que será adiado. Isso será resultado dos constantes encontros, reuniões e consultas com autoridades", disse o ministro.

A aeronave, modelo KC-30, está em Lisboa, Portugal, onde aguardas definições para continuar a operação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Carregando..