Torcida organizada do Palmeiras é proibida de entrar nos estádios em São Paulo

Medida ocorreu após recomendação do Ministério Público, devido ao violento confronto entre torcedores da organizada palmeirense e da Máfia Azul, torcida do Cruzeiro
Por: Brado Jornal 31.out.2024 às 10h38
Torcida organizada do Palmeiras é proibida de entrar nos estádios em São Paulo
Foto: Reprodução

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a proibição da entrada da torcida Mancha Verde, do Palmeiras, nos estádios do estado de São Paulo.

Essa medida ocorreu após recomendação do Ministério Público, devido a um violento confronto entre torcedores dessa torcida e da Máfia Azul, grupo organizado do Cruzeiro.

O episódio de violência, que resultou em feridos e a morte de um torcedor, aconteceu na rodovia Fernão Dias, próxima a Mairiporã.

Dada a gravidade dos acontecimentos, a FPF decidiu acatar integralmente a solicitação do Ministério Público, visando aumentar a segurança nos locais de competição.

A proibição foi motivada por uma emboscada relatada entre as facções Mancha Verde e Máfia Azul. O incidente ocorreu quando torcedores do Cruzeiro viajavam de Curitiba para Belo Horizonte, após um jogo do campeonato brasileiro contra o Athletico-PR.

A abordagem agressiva dos palmeirenses mostrou a necessidade de medidas mais rígidas na segurança de eventos esportivos.

A tragédia não é um fato isolado entre estas torcidas, que têm histórico de confrontos violentos. A recomendação do Ministério Público e a aceitação da FPF são vistos como passos importantes para evitar novas ocorrências e promover a paz nos estádios do estado.

Com a decisão em vigor, qualquer elemento que identifique a Mancha Verde está proibido nos estádios paulistas. Isso inclui vestimentas, bandeiras, faixas e outros artigos associados ao grupo.

A Federação Paulista de Futebol, juntamente com órgãos de segurança, fiscalizará a medida rigorosamente.

Torcedores que frequentam os jogos devem estar cientes das restrições para evitar punições adicionais. Além disso, a decisão visa proteger o público geral e reestabelecer um ambiente seguro e pacífico nos eventos esportivos.

A prevenção da violência entre torcidas requer um esforço conjunto das autoridades, clubes e as próprias organizadas.

Estratégias incluem o aumento de fiscalização, punições rigorosas para infrações, e a promoção de campanhas educativas que incentivem a paz e o respeito nos esportes.

A colaboração entre os clubes e ações educativas são essenciais para mitigar os conflitos. Embora algumas sanções já estejam em prática, é vital que todos os envolvidos trabalhem em conjunto para alterar a mentalidade violenta que ainda persiste entre algumas facções.

O caso da proibição da Mancha Verde pode ser um marco para mudanças significativas na gestão das torcidas organizadas em São Paulo.

Com a segurança em alta prioridade, o objetivo é criar um espaço onde famílias e apreciadores do esporte possam se sentir seguros.

Espera-se que essa abordagem fortaleça o compromisso para com a segurança e ajude a evitar que episódios trágicos se repitam, moldando um novo paradigma para eventos esportivos seguros no estado e em todo o país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mauro Cardim detalha estratégias políticas, critica Jerônimo Rodrigues e reforça Missão em entrevista à Brado Rádio
Cardim colocou a educação no centro de sua plataforma, prometendo uma “revolução” no sistema educacional baiano
Hugo Motta intensifica embates com governo Lula e STF após pressão de deputados
Outro ponto de tensão é a demora na liberação das emendas parlamentares, essenciais para que deputados destinem recursos às suas bases eleitorais
Autoridades italianas localizam Carla Zambelli, mas prisão depende de trâmites judiciais
Zambelli está foragida desde o início de junho, quando o ministro Alexandre Bastos Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STJ), determinou sua prisão
Governo Lula avalia possibilidade de prisão domiciliar para Bolsonaro em caso de condenação
O caso do ex-deputado Nelson Meurer, condenado na Lava Jato e falecido em 2020 após ter pedidos de prisão domiciliar negados, é lembrado como um episódio delicado para o STF
Alexandre de Moraes suspende prisão de Gilson Machado e impõe medidas cautelares
A operação apura a suposta tentativa de obtenção de um passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Palmeiras estreia no Mundial de Clubes com empate sem gols contra o Porto
O Palmeiras começou dominando, com Estêvão criando perigo logo aos quatro minutos em uma finalização que passou perto
Carregando..