Após 25 anos, Manuela D'Ávila anuncia saída do PCdoB

Ex-deputada deixa a sigla e diz que a decisão foi tomada por "falta de opção"
Por: Brado Jornal 04.nov.2024 às 10h18
Após 25 anos, Manuela D'Ávila anuncia saída do PCdoB
Rosena Rosa/Agência Brasil

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou neste domingo (3) a desfiliação da ex-deputada Manuela d’Ávila, vice na chapa do atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na eleição presidencial de 2018. Manuela deixa a sigla após 23 anos e diz que a decisão foi tomada por “falta de opção”.

Em nota oficial, o PCdoB disse que a decisão de Manuela é respeitada, porém lastimada. O partido também declarou que foi feito um “diálogo persistente” para manter a ex-deputada federal nos quadros, mas que as conversas não tiveram êxito.

"Convictos de que no PCdoB Manuela poderia desempenhar papéis relevantes para a reconstrução do país, nesse momento de grandes exigências da luta de classes no Brasil e no mundo, empreendemos com ela um diálogo persistente e respeitoso, no esforço para que o desfecho fosse outro", afirmou o PCdoB no seu comunicado.

Manuela anunciou que estava de saída do PCdoB no último dia 16 de outubro. Em entrevista ao portal ICL Notícias, a ex-deputada disse que estava sem partido por “falta de opção”.

"Depois de 25 anos em um único partido, eu não sou uma mulher sem partido por opção, eu sou por falta de opção, por falta de condições de qual caminho seguir. (…) Hoje, eu sou uma mulher sem partido, por isso posso criticar todos eles ", afirmou a ex-deputada ao portal.

No PCdoB, Manuela foi vereadora de Porto Alegre entre 2005 e 2007, deputada federal entre 2007 e 2015 e deputada estadual do Rio Grande do Sul entre 2015 e 2019. Ela também tentou ser prefeita da capital gaúcha em três ocasiões, sem sucesso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo Federal autoriza garantia de R$ 8 bilhões para os Correios buscarem novo financiamento
Conselho Monetário Nacional aprova ampliação do limite em reunião desta quinta-feira (26); medida visa sustentar o plano de reestruturação da estatal, que já captou R$ 12 bilhões em dezembro de 2025 e enfrenta prejuízos bilionários
Itamaraty condena ofensiva conjunta de EUA e Israel contra o Irã e pede contenção máxima para evitar escalada
Nota oficial destaca grave preocupação com ataques ocorridos em meio a negociações diplomáticas; governo brasileiro reforça defesa da via negociada como único caminho viável para a paz na região e apela por respeito ao Direito Internacional e proteção de civis
Paraná Pesquisas mostra empate técnico entre Lula e Flávio no 1º turno
Levantamento indica que petista perde liderança isolada; no 2º turno, senador do PL aparece numericamente à frente do presidente pela primeira vez
Carregando..