Caso Marielle: Condenado, Ronnie Lessa quer fazer o Enem

O pedido foi feito no fim de outubro, três dias antes do fim do prazo de inscrição previsto no edital do Enem para pessoas presas no país
Por: Brado Jornal 07.nov.2024 às 09h00
Caso Marielle: Condenado, Ronnie Lessa quer fazer o Enem
Reprodução

Condenado a 78 anos de prisão pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, o ex-policial militar Ronnie Lessa, que cumpre pena em Tremembé, no interior de São Paulo, pediu à Justiça liberação para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O pedido foi feito no fim de outubro, três dias antes do fim do prazo de inscrição previsto no edital do Enem para pessoas presas no país.

Segundo o processo, a defesa de Ronnie Lessa ingressou com um pedido para que ele pudesse fazer a prova -- que será aplicada nos dias 10 e 12 de dezembro para pessoas privadas de liberdade --, mas recebeu uma negativa da diretoria da penitenciária onde está atualmente.

No documento, a defesa de Lessa anexou um documento, com assinatura da P1 em Tremembé, no qual aponta que “devido aos critérios de segurança atualmente adotados, torna-se inviável a inscrição do referido apenado” -- referindo-se ao ex-policial.

Em defesa, o advogado de Lessa apontou que “é direito do apenado preso poder remir sua pena através dos estudos, inclusive, podendo fazer o Enem para cursar o ensino superior, possibilitando a sua ressocialização”.

Ainda no pedido, o advogado citou que Lessa tem "bom comportamento carcerário" e que, desde a reclusão na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), demonstrou interesses em cursos profissionalizantes e na escrita.

Até a última atualização desta reportagem, não havia uma definição se Lessa poderá fazer o Enem. O g1 acionou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e a defesa de Ronnie Lessa sobre o assunto. A reportagem será atualizada assim que eles se manifestarem.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filho de Lula deixa o Brasil rumo a Madri em meio a apurações da PF sobre fraudes no INSS
Filho de Lula sai do Brasil para Madri enquanto PF investiga supostos repasses do “Careca do INSS”
Haddad classifica caso Master como possível maior fraude bancária do país
Ministro destaca interesse público por envolvimento de recursos da Caixa e Banco do Brasil no ressarcimento
Carregando..