Brasil ordena investigação de soldado israelense por crimes de guerra

Yair Lapid denuncia fuga de reservista e critica política externa do Brasil
Por: Brado Jornal 06.jan.2025 às 08h06
Brasil ordena investigação de soldado israelense por crimes de guerra
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O líder da oposição israelense, Yair Lapid, condenou neste domingo (5) a decisão da Justiça Federal brasileira de ordenar que a Polícia Federal (PF) investigue o soldado israelense Yuval Vagdani por supostos crimes de guerra na Faixa de Gaza. Lapid também criticou a política externa do governo brasileiro, que, segundo ele, favorece os palestinos em detrimento de Israel na arena internacional.

"O fato de um reservista israelense ter sido forçado a fugir do Brasil na calada da noite para evitar ser preso por combater em Gaza é um enorme fracasso político de um governo irresponsável que simplesmente não sabe como trabalhar", afirmou Lapid na rede social X.

A denúncia que originou o caso foi apresentada pela Fundação Hind Rajab (HRF), que acusa o militar de envolvimento em demolições sistemáticas de casas de civis na Faixa de Gaza. Segundo a organização, tais ações configuram crimes de guerra. A Justiça Federal, com o aval do Ministério Público Federal, determinou que a PF investigue e adote medidas contra o soldado, em uma ordem considerada urgente.

Em comunicado divulgado no sábado (4), a HRF classificou a decisão como um marco na responsabilização por crimes cometidos em Gaza. Contudo, a fundação alertou neste domingo que Israel estaria “tentando contrabandear o suspeito para fora do Brasil”. A organização também denunciou indícios de destruição de provas, qualificando o ato como “uma afronta à soberania e ao Estado de Direito do Brasil”.

O caso repercute em meio a um cenário de tensão crescente, no qual Lapid lamentou que militares das Forças de Defesa de Israel (IDF) temem viajar para o exterior por receio de prisões. Apesar das acusações e do debate político acirrado, autoridades israelenses ainda não se pronunciaram sobre o caso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bahia registra segunda maior proporção de evasão na saidinha de Natal entre os estados brasileiros
Com 8,1% dos beneficiados não retornando, estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro; no país, cerca de 4% dos quase 48 mil liberados viraram foragidos
Bancos centrais globais, incluindo o do Brasil, expressam solidariedade a Jerome Powell
Comunicado conjunto defende independência das autoridades monetárias em meio a investigação criminal nos EUA e pressões políticas
Filho de Lula deixa o Brasil rumo a Madri em meio a apurações da PF sobre fraudes no INSS
Filho de Lula sai do Brasil para Madri enquanto PF investiga supostos repasses do “Careca do INSS”
Superávit de US$ 2,8 bilhões com Irã coloca Brasil no radar de novas tarifas anunciadas por Trump
Comércio bilateral com Irã gera superávit de US$ 2,8 bi ao Brasil e atrai atenção de nova tarifa imposta por Trump
Custos com transporte sobem até 56% em 2025 e pesam no orçamento das famílias brasileiras
Transporte por aplicativo dispara 56% e encarece deslocamentos em todo o Brasil em 2025
Carregando..