Ex-assessora de Rodrigo Faro é condenada à prisão por esquema de cidadanias italianas

Apresentador nega envolvimento e afirma ter seguido procedimentos legais; operação apreendeu euros e itens de luxo
Por: Brado Jornal 05.fev.2025 às 08h26
Ex-assessora de Rodrigo Faro é condenada à prisão por esquema de cidadanias italianas
Reprodução/YouTube

Silmara Fabotti, ex-assessora de Rodrigo Faro, foi condenada pelo Tribunal de Nápoles Norte a quatro anos de prisão por participação em um esquema de falsificação de documentos para a obtenção de cidadanias italianas. A pena inicial de cinco anos foi reduzida após julgamento. Flavio Alan Yogui, outro brasileiro envolvido, recebeu uma pena de dois anos.

Segundo a investigação, o grupo, que incluía três cidadãos italianos, criava residências fictícias para facilitar o processo de concessão de cidadanias em troca de pagamentos. A ação policial, batizada de Operação Carioca, revelou a manipulação de processos no município de Villa Ricca, Itália.

Durante a operação, as autoridades apreenderam 80 mil euros (cerca de R$ 449 mil) em espécie, além de relógios de luxo da marca Rolex. Funcionários públicos estariam envolvidos na manipulação dos registros.

Entre os nomes citados na investigação estão o apresentador Rodrigo Faro, sua esposa Vera Viel e o jogador de futebol Bruno Duarte da Silva. Eles foram acusados de pagar para obter passaportes italianos.


Rodrigo Faro Nega Envolvimento

Em maio de 2023, quando o caso ganhou repercussão no Brasil, a assessoria jurídica de Rodrigo Faro negou qualquer envolvimento no esquema. "Rodrigo Faro deu início ao processo de cidadania italiana em 2021, indicado por um amigo. O escritório responsável foi o Diritto Di Cittadinanza SRL", informou a nota.

A defesa também declarou que Faro apresentou todos os documentos necessários e comprovou seus laços com descendentes italianos. "Os passaportes foram concedidos de forma regular", reforçou a assessoria.

A condenação de Fabotti reacende o debate sobre fraudes em processos de cidadania italiana e reforça a necessidade de maior controle das autoridades italianas diante desse tipo de crime internacional. A defesa do apresentador mantém o posicionamento de inocência diante das acusações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filho de Lula deixa o Brasil rumo a Madri em meio a apurações da PF sobre fraudes no INSS
Filho de Lula sai do Brasil para Madri enquanto PF investiga supostos repasses do “Careca do INSS”
CPMI do INSS pode levar “muita gente à cadeia” ao investigar esquema do Banco Master, diz Damares Alves
CPMI do INSS avança em investigação de fraudes no consignado e promete prender envolvidos no esquema do Banco Master, afirma senadora Damares
Carregando..