Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, os dois principais de São Paulo, acumularam 344 voos cancelados desde a tarde de quarta-feira (10) até a manhã desta quinta (11), por causa de um vendaval considerado inédito pelos meteorologistas. Apenas nesta quinta, 100 voos foram suspensos nos dois terminais.
Em Congonhas, a concessionária Aena informou que, até o início da manhã, 31 voos de chegada e 15 de partida estavam cancelados. No dia anterior, o terminal já havia registrado 88 chegadas e 93 partidas suspensas totalizando 227 cancelamentos só nesse aeroporto em 48 horas.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, a situação também é crítica: 61 chegadas e 56 partidas foram canceladas desde quarta. Só nesta quinta, pelo menos 39 voos que chegariam e 15 que partiriam não decolaram.
Os terminais amanheceram tomados por filas gigantescas e passageiros exaustos, muitos dormindo nos bancos à espera de informações. Os reflexos do vendaval atingem ainda aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília.
A ventania que atingiu a Grande São Paulo foi classificada como histórica por nunca ter ocorrido com tamanha intensidade sem chuva ou tempestade associada. Em Congonhas, os medidores registraram rajada de 96,3 km/h na quarta-feira; em outros pontos da região, os ventos chegaram a 98,1 km/h e duraram mais de 12 horas seguidas.
Entre os principais estragos estão a queda de dezenas de árvores, o fechamento de todos os parques municipais (que seguem fechados nesta manhã) e interrupções no fornecimento de energia e água. A Enel informou que mais de 1,5 milhão de imóveis continuavam sem luz às 9h desta quinta sendo mais de um milhão apenas na capital.
Apesar do cenário, Congonhas está operando pousos e decolagens nesta manhã, ainda que com atrasos e ajustes na malha aérea. Guarulhos, por sua vez, informou que a operação já está normalizada, embora os cancelamentos continuem.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...