CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira

Oitiva do dono do Banco Master marcada para 23 de fevereiro às 16h, com foco exclusivo em irregularidades de empréstimos consignados; acordo evita habeas corpus
Por: Brado Jornal 19.fev.2026 às 08h44
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira
Foto: Ana Paula Paiva/Valor
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS decidiu adiantar a oitiva do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, transferindo-a para a próxima segunda-feira (23 de fevereiro), às 16h.

A mudança foi anunciada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que justificou a antecipação pela necessidade de priorizar os trabalhos do colegiado e assegurar que Vorcaro preste esclarecimentos à CPMI antes de comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, prevista para ocorrer provavelmente na terça-feira seguinte.

Originalmente agendado para a quinta-feira da semana que vem (26 de fevereiro), o depoimento havia sido adiado anteriormente por motivos de saúde alegados pela defesa do convocado. Agora, com o novo calendário, a comissão busca agilizar as investigações sobre supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.

O foco da oitiva será restrito aos descontos indevidos realizados em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. De acordo com informações da comissão, mais de 250 mil contratos de empréstimos consignados vinculados à instituição apresentam problemas, como contratações e descontos efetuados sem a devida autorização dos beneficiários.

Os parlamentares pretendem obter detalhes sobre eventuais providências adotadas para ressarcir as vítimas desses descontos irregulares.Um acordo foi firmado para limitar o depoimento exclusivamente a esse tema específico, em contrapartida à renúncia de Vorcaro a qualquer pedido de habeas corpus que pudesse impedir ou postergar sua presença.

A CPMI do INSS continua apurando casos de fraudes em consignados, modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente dos benefícios previdenciários, e o depoimento de Daniel Vorcaro é considerado um dos mais aguardados para esclarecer o papel do Banco Master no esquema. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presença de autoridades em festas de Vorcaro motiva representação no TCU por possível irregularidade
Ministério Público pede apuração sobre participação de figuras dos Três Poderes em eventos na casa de veraneio do banqueiro em Trancoso; defesa nega alegações e fala em narrativa difamatória
Atrito entre Daniela Mercury e Bell Marques agita bastidores do Carnaval
Vice-prefeita Ana Paula Matos defende autonomia do Comcar e minimiza impacto do desentendimento
Ex-presidente do BRB solicita novo depoimento à Polícia Federal no âmbito do caso Master
Paulo Henrique Costa prepara documentos para auxiliar investigações sobre fraudes em carteiras de crédito; nega irregularidades e descarta delação premiada
Carregando..