Frente fria provoca transtornos na Bahia com quase 200 mil descargas atmosféricas em seis dias

Temporais intensos desde 19 de fevereiro deixam rastro de chuvas fortes, ventos e raios, afetando principalmente o interior do estado; Neoenergia Coelba reforça equipes e segurança
Por: Brado Jornal 25.fev.2026 às 21h55
Frente fria provoca transtornos na Bahia com quase 200 mil descargas atmosféricas em seis dias
Reprodução
Uma massa de ar frio que avança sobre a região desde a quinta-feira, 19 de fevereiro, gerou uma intensa atividade elétrica no interior baiano. Segundo informações da Climatempo processadas pela Neoenergia Coelba, o estado acumulou aproximadamente 200 mil raios entre 19 e 25 de fevereiro.

As regiões mais impactadas incluem o Norte, o Sudoeste, o Centro e o Médio Rio de Contas, onde os moradores lidam não só com as descargas elétricas, mas também com precipitações volumosas e rajadas de vento fortes. Esse cenário resultou em alagamentos em vias urbanas, interrupções no fornecimento de energia e dificuldades para as equipes de reparo.

Os municípios que registraram os maiores volumes de descargas foram Sento Sé (11.800 raios), Barra (9.544), Campo Formoso (8.086), Curaçá (5.944), Pilão Arcado (5.672), Casa Nova (5.325), Itaberaba (3.701), Buritirama (3.467), Juazeiro (3.349) e Remanso (3.017).Para lidar com os danos na rede elétrica, a Neoenergia Coelba aumentou o contingente de profissionais em campo em cidades como Jacobina, Camacan, Ipiaú, Quixabeira e Brumado. Prioridade é dada a atendimentos em hospitais, escolas e sistemas de água. A companhia mantém plantão contínuo 24 horas e reforçou o monitoramento em tempo real no Centro de Operações.

A distribuidora emitiu alertas de segurança: em caso de cabo energizado no chão, mantenha distância e ligue para o 116; se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro dele e chame a concessionária e os Bombeiros (193); durante tempestades, busque abrigo seguro, evite janelas, portas metálicas, telhados e antenas; em enchentes, desligue o disjuntor geral e desconecte aparelhos das tomadas.As equipes continuam trabalhando para restabelecer a normalidade o mais rápido possível, enquanto o mau tempo persiste em várias áreas.

Fonte: Informe Baiano


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bahia sofre eliminação precoce na Copa Sul-Americana e decepciona na Fonte Nova
Tricolor baiano é derrotado pelo O'Higgins do Chile e dá adeus à competição continental ainda na fase preliminar; torcida assiste a nova frustração em casa
Empresa condenada a pagar R$ 130 mil por discriminação contra petistas em Goiás
Justiça considera cartazes e posts como propaganda discriminatória por convicção política; estabelecimento manteve mensagens indiretas mesmo após liminar para remoção.
Carregando..