Comissão da Câmara convoca Guedes para explicar corte do IPI

Deputados querem entender determinação do Ministério da Economia que ‘não considerou impacto sobre zona franca de Manaus’
Por: Brado Jornal 06.jul.2022 às 16h54
Comissão da Câmara convoca Guedes para explicar corte do IPI
Alan Santos

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, 6, o requerimento de convocação ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar a redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) “sem considerar o impacto da medida sobre a zona franca de Manaus”. A autoria do requerimento é dos deputados Sidney Leite (PSD-AM), presidente da comissão, e Bosco Saraiva (Solidariedade-AM), que dizem que, apesar da redução da carga tributária ser meritória, o corte deveria ter poupado os produtos de Manaus para não ferir o pacto federativo.

“Com efeito, a medida se apresenta de cunho populista e sem planejamento adequado coloca em risco os milhares de empregos gerados pelas empresas incentivadas, especialmente as situadas na Zona Franca de Manaus. Assim, haverá enorme perda de competitividade”, afirmam Leite e Saraiva no requerimento. Como é uma convocação, Guedes deve atender ao chamado em até 30 dias ou incorrerá em crime de responsabilidade. A votação na comissão teve apoio de parlamentares do governo e da oposição, sem que o Executivo tenha conseguido transformar a convocação em convite, modalidade que não obriga o comparecimento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hugo Motta negocia com oposição para liberar Mesa da Câmara
Acordo prevê votação de projetos sobre foro privilegiado e anistia
Hugo Motta critica obstrução na Câmara e retoma comando da sessão
Protestos contra prisão de Bolsonaro intensificam tensões no Congresso
Câmara de Belém declara Donald Trump “persona non grata” em votação simbólica
Aprovação reflete tensões sobre tarifas dos EUA e posicionamento climático
Carregando..