Cade investiga a Petrobras por suposta venda mais cara a refinarias privadas

Órgão de defesa da concorrência investiga se estatal tem favorecido suas próprias unidades com política de preços
Por: Brado Jornal 06.set.2022 às 16h50
Cade investiga a Petrobras por suposta venda mais cara a refinarias privadas
Foto: Divulgação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu apurar se a Petrobras está cobrando mais caro pelo petróleo vendido a refinarias privadas. O órgão de defesa da concorrência abriu um inquérito administrativo sobre o caso na segunda-feira 5.

A investigação pretende apurar se a empresa tem favorecido suas unidades próprias, com a prática de diferenciação de preços.

“Verifica-se que poderia haver indícios de eventuais práticas discriminatórias relacionadas aos preços de venda do petróleo”, diz a nota técnica que embasou a decisão da autoridade antitruste, vinculada ao Ministério da Justiça.

Um acordo assinado entre o Cade e a Petrobras em 2019 determinou que a estatal vendesse parte das refinarias que opera no Brasil. A primeira unidade foi negociada no ano passado, e, desde então, representantes das empresas compradoras passaram a reclamar dos preços cobrados.

Na cadeia de produção, a Petrobras repassa seu petróleo por um determinado preço à refinaria, que, por sua vez, produz a gasolina, que é disponibilizada em postos de combustível ao consumidor final.

Em nota, a Petrobras afirmou que “atua em total conformidade com a legislação vigente e segue à disposição para apresentar os dados e os esclarecimentos pertinentes ao Cade”.

O inquérito não é a única ação do Cade contra a Petrobras. Na semana passada, o presidente do órgão, Alexandre Cordeiro, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um ofício questionando a atual política de preços da estatal. Atualmente a empresa é alvo de 12 processos investigativos da autoridade antitruste.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Silas Malafaia alvo de busca e indiciamento em investigação com Jair e Eduardo Bolsonaro
A investigação revelou intensa atividade de Jair Bolsonaro na criação e disseminação de conteúdos em redes sociais, desrespeitando medidas cautelares previamente estabelecidas.
Fábio alcança marco histórico como jogador com mais partidas no futebol mundial
Goleiro do Fluminense supera Peter Shilton com 1.391 jogos em vitória na Copa Sul-Americana
Carregando..