Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil já está disponível

Portaria do Ministério da Cidadania regulamenta acesso ao crédito, que terá limite de juros de 3,5% ao mês. Famílias ganham a oportunidade de empreender, reduzir dívidas e buscar autonomia
Por: Brado Redação 27.set.2022 às 14h55 - Atualizado: 27.set.2022 às 14h57
Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil já está disponível

Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27.09) publica a Portaria nº 816, do Ministério da Cidadania, que regulamenta o empréstimo consignado para beneficiários do Programa Auxílio Brasil. 

A portaria estabelece o limite de juros de 3,5% ao mês. Esse teto pode ser ainda menor, dependendo da negociação da instituição financeira com o tomador do empréstimo. A Lei 14.431, publicada em 3 de agosto, limitou o valor do consignado em até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil. Dessa forma, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.

O objetivo do empréstimo consignado é permitir que famílias do Auxílio Brasil, hoje sem acesso a crédito – muitas delas endividadas e pagando juros altos –, possam reorganizar-se financeiramente, empreender e buscar autonomia.

Além de garantir acesso ao crédito, o Ministério da Cidadania ofertará ações de educação financeira. Ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.

Pesquisa realizada por instituições financeiras que operam no mercado de consignados mostrou que 70% das famílias em situação de vulnerabilidade não têm acesso a crédito com juros baixos. Quando perguntadas sobre como usariam os recursos, a maior parte das pessoas responde que pretende investir em um negócio próprio, buscando autonomia para melhorar a qualidade de vida.

O programa

O Auxílio Brasil é voltado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade, como apresentar renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases de dados federais.

Fonte: ASCOM Gov.br – Ministério da Cidadania



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Elon Musk acusa Bannon de lavagem de dinheiro; Eduardo Bolsonaro já elogiou o ex-estrategista múltiplas vezes
Postagem no X liga ex-estrategista de Trump a esquema envolvendo ouro virtual de World of Warcraft e Jeffrey Epstein
O Brasil registra seis óbitos suspeitos e 145 casos de pancreatite associados ao uso de medicamentos injetáveis para emagrecimento
Anvisa monitora notificações via VigiMed entre 2020 e 2025 envolvendo agonistas do GLP-1 como semaglutida e tirzepatida; bulas já alertam para risco raro de inflamação pancreática, e agência exige receita retida desde 2025
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, falece aos 47 anos após luta contra câncer renal em estágio avançado
Líder da banda de rock americana morreu pacificamente em casa, cercado pela esposa Jennifer e familiares, quase um ano depois de anunciar o diagnóstico de carcinoma renal de células claras com metástase nos pulmões; grupo confirma perda em comunicado oficial e pede respeito à privacidade da família
Carregando..