STF atende estados do Nordeste e muda critério de repasse do salário-educação

Contribuição sobre as folhas de pagamento será distribuída com base apenas no número de alunos de cada estado e município
Por: Brado Jornal 16.jun.2022 às 17h40
STF atende estados do Nordeste e muda critério de repasse do salário-educação
Foto: Divulgação/Conselho Nacional de Justiça

Após os nove estados da região Nordeste entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o critério dos repasses do salário-educação aos estados com base na arrecadação, a Corte decidiu seguir apenas o critério da proporção do número de alunos matriculados na rede de ensino.

A decisão foi tomada após votação, nesta quarta-feira (15), por 7 votos a 4. Segundo os ministros, a decisão valerá a partir de 2024, em razão de os orçamentos atuais já estarem em planejamento.

O salário-educação é uma contribuição social de 2,5% de folha de pagamento devida por empresas. O repasse é feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, e é dividido entre estados e municípios com base no número de alunos matriculados na rede pública; e o estado ou município onde a verba foi arrecadada.

Segundo os estados do Nordeste, o critério com base na arrecadação, prejudica a região nordeste no momento da divisão, pois os maiores valores vão para unidades da federação que mais arrecadam impostos.

De acordo com o relator do processo, o ministro Edson Fachin votou por acolher o pedido dos estados, "os estados cujos recursos financeiros são maiores conseguem fornecer ensino em todos os níveis com qualidade substancialmente maior que os estados mais pobres”, afirmou.

O voto foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello (hoje aposentado), Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Nunes Marques. O ministro Alexandre de Moraes divergiu e foi acompanhado por Ricardo Lewandowski, Luiz Fux e Dias Toffoli. Para esse grupo, o critério do FNDE é constitucional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Carregando..