Ministro da Educação de Lula acaba com a Secretaria de Alfabetização

Órgão foi criado em 2019, durante o governo Bolsonaro
Por: Brado Jornal 02.jan.2023 às 13h54
Ministro da Educação de Lula acaba com a Secretaria de Alfabetização
Foto: José Leomar/SVM

O ministro da Educação de Lula, Camilo Santana (PT), extinguiu a Secretaria de Alfabetização (Sealf) da pasta. O órgão foi criado pelo então ministro Ricardo Vélez Rodriguez, em 2019, com o objetivo de combater a alta taxa de analfabetismo no Brasil.

O objetivo do órgão era “planejar, orientar e coordenar a implementação de políticas para a alfabetização de crianças, jovens e adultos”. O decreto desta segunda-feira, 2, cria a “Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão”.

O último ministro da Educação do governo Bolsonaro, Victor Godoy, criticou a medida. De acordo com ele, a Secretaria trouxe ganhos para o país.

“Para quem prometeu priorizar a alfabetização, o governo Lula já começa com erros graves”, disse Godoy. “A Sealf trouxe ganhos comprovados e científicos para a alfabetização. Com essa ação, todo o trabalho de quatro anos pode ser perdido. O discurso tem que vir acompanhado da prática.”

A Sealf se destacou por vários trabalhos entregues. Apenas um dos cursos oferecidos pelo programa “Tempo de Aprender”, por exemplo, conta com a inscrição de 240 mil pessoas e mais de 2 milhões de acessos.

Apesar da mudança na secretaria, em discurso de posse no cargo, o ministro da Educação de Lula afirmou que a alfabetização é “prioridade absoluta” para o país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Carregando..