Lula cancela presença em debate sobre IA na cúpula da Índia

Conflito de agenda por atraso em entrevista à TV India Today impede deslocamento do presidente; ministros brasileiros participam do evento organizado pelo governo
Por: Brado Jornal 20.fev.2026 às 08h22
Lula cancela presença em debate sobre IA na cúpula da Índia
Foto: PR/Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou de última hora sua participação em um painel promovido pelo governo brasileiro nesta sexta-feira (20 de fevereiro de 2026), durante a Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Délhi, na Índia.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, o imprevisto ocorreu devido a um atraso na gravação de uma entrevista concedida pelo chefe do Executivo à emissora indiana TV India Today. A conversa, que se estendeu além do previsto, inviabilizou o deslocamento de Lula até o local do evento.

O presidente faria o pronunciamento principal na mesa de discussões intitulada “IA para o Bem de Todos: Perspectivas Brasileiras sobre o Futuro da IA”. A ausência frustrou o público presente no auditório, que lotava o espaço aguardando a fala do líder brasileiro.O evento contou com a presença de ministros da comitiva: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Padilha (Saúde), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Camilo Santana (Educação).

Lula segue na Índia a convite do primeiro-ministro Narendra Modi, participando da cúpula que reúne mais de 20 líderes mundiais para debater os impactos da tecnologia. Na quinta-feira (19), ele se reuniu com o CEO do Google, Sundar Pichai, que confirmou o aprofundamento da parceria entre a empresa e o governo brasileiro, além de ampliar ações com o setor privado nacional.

No mesmo dia, o presidente discursou na abertura do fórum, alertando para os riscos da inteligência artificial sem regulação adequada. Ele destacou o potencial da tecnologia para práticas prejudiciais, como disseminação de discurso de ódio, feminicídio e pornografia, e defendeu maior governança global para mitigar desigualdades e proteger a democracia.

A entrevista à TV India Today está programada para ir ao ar às 19h no horário local (10h30 em Brasília), nesta sexta-feira. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deltan denuncia risco de operação contra Flávio
Senador eleito menciona rumores de ação da PF sob comando de Alexandre de Moraes para influenciar o resultado do segundo turno
Datafolha mostra Flávio e Lula empatados com 50% dos votos válidos a três dias da eleição
Nos votos totais, senador tem 47% e presidente, 46%; diferença caiu em relação à rodada da semana passada
Pesquisa PoderData: Flávio tem 51% e Lula, 49%
Levantamento aponta diferença de dois pontos percentuais entre os candidatos; margem de erro é de 1,6 ponto percentual
Flávio e Lula intensificam confronto por sigilos
Candidatos cumprem agendas em São Paulo, Ceará e Minas e formalizam debate sobre abertura de dados bancários e fiscais
Brado completa seis anos com expansão nas redes sociais e no jornalismo digital
Emissora fundada em 2020 por Thimoteo Oliveira consolidou programação ao vivo, produção de conteúdo para redes sociais e portal de notícias com milhões de acessos
Flávio Bolsonaro tem 52% e Lula 48%
Levantamento da Real Time Big Data aponta empate técnico na disputa presidencial, com os dois candidatos estáveis
Carregando..