Para evitar evasão escolar, ministro fala em bolsa no Ensino Médio

Ministro diz que política será “uma das maiores coisas” que o governo Lula vai implementar no setor da educação
Por: Brado Jornal 14.nov.2023 às 13h33
Para evitar evasão escolar, ministro fala em bolsa no Ensino Médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta terça-feira (14) que o governo federal estuda formas de combater a evasão escolar. Entre elas, uma “bolsa/poupança para alunos do Ensino Médio”. A declaração foi feita ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a live “Conversa com o Presidente”, transmitida nas redes sociais.

“Nós perdemos, hoje, centenas de milhares de jovens no ensino médio, que abandonam a escola, às vezes, por necessidade de trabalhar”, disse o ministro. “O primeiro ano do ensino médio é o ano com o maio número de evasão, de abandono e de reprovação em todo o ensino básico brasileiro”, completou.

Conforme Camilo, os índices de reprovação e abandono escolar somam 16% no primeiro ano do ensino médio no Brasil. “São jovens que estão deixando a escola”, afirmou.

O ministro explicou que, com a implementação da bolsa, o aluno receberá mensalmente um valor ao entrar no primeiro ano do ensino médio. No fim do ano escolar, esse estudante terá direito a outro montante, uma espécie de poupança, para garantir que ele retorne no ano seguinte. O processo se repete até que o ensino médio seja concluído.

“Após a conclusão do ensino médio, ele [o aluno] pode resgatar todo aquele recurso [da poupança recebida no fim dos anos escolares] para montar um negócio que ele queira começar ou pagar uma universidade que ele queira. Enfim, é uma forma de estimular [os estudos]”, disse. Camilo afirmou que essa bolsa é “uma das maiores coisas” que Lula vai implementar no setor da educação.

Lula afirmou que o governo federal vai “criar as condições” para que os brasileiros estudem, mas pediu que os jovens “o ajudem a ajudar”. O presidente disse: “Nós não vamos pegar você e levar diretamente na escola. Vamos criar incentivos para que você saiba que nós estamos pensando no seu futuro e no futuro da sua família”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Caça F/A-18 cai de porta-aviões dos EUA após manobra para evitar ataque Houthi no Mar Vermelho
Durante o procedimento de reboque no hangar, a tripulação perdeu o controle da aeronave, que, junto com o trator de reboque, caiu no mar.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
Carregando..