UFBA: Por conta da greve, ano letivo só acabará em fevereiro de 2025

Ajustes do calendário acadêmico foram definidos na última quarta-feira (3)
Por: Brado Jornal 05.jul.2024 às 08h24
UFBA: Por conta da greve, ano letivo só acabará em fevereiro de 2025
Foto: Reprodução/Universidade Federal da Bahia

Uma semana após o término da greve dos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) definiu, na última quarta-feira (3), as novas datas do calendário letivo de 2024. Segundo a resolução elaborada por representantes da Administração Central, docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, as atividades acadêmicas na Ufba se estenderão até o dia 14 de fevereiro de 2025.

O semestre 2024.1 teve início em 11 de março e estava em curso até 29 de abril, quando os professores deflagraram oficialmente a greve. Ao todo, conforme divulgou a Ufba, mais de 40 mil alunos da graduação e pouco mais de 8 mil da pós ficaram sem aulas. Apenas alguns serviços administrativos seguiram em operação.

As aulas foram retomadas em 27 de junho e estão programadas para encerrar em 6 de setembro de 2024, totalizando 60 dias de aulas letivas após a greve. Contudo, devido à decisão da Reitoria da Universidade de adiar o retorno dos alunos às salas de aula para esta quinta-feira (4), após ter mudado a determinação inicial de retorno imediato, será necessário realizar a recuperação dos dias perdidos.

Também na última quarta-feira, a Superintendência Acadêmica da Ufba estabeleceu um novo período para trancamento de disciplinas, que vai até domingo (7).

Após um intervalo de 24 dias de férias, o semestre 2024.2 terá início em 30 de setembro deste ano. Ele será interrompido durante o período de 23 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025 para o recesso de fim de ano e retomará em 6 de janeiro. O encerramento do ano letivo está programado para 14 de fevereiro, totalizando 100 dias de atividades acadêmicas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rodrigo e Eduardo Hagge protagonizam disputa por espaço político em Itapetinga
Relação entre tio e sobrinho, marcada por sucessão política e mudanças de alinhamento, movimenta os bastidores da política baiana
Renan Santos é o pré-candidato presidencial que mais cresceu proporcionalmente nas redes sociais
Perfil no TikTok do presidente do Partido Missão saltou de 218,5 mil para 316,2 mil seguidores, alta de 44,7% no período
Pais de duas meninas são condenados a 50 dias de prisão por ensino domiciliar em Jales (SP)
Decisão da 2ª Vara Criminal tipificou o caso como abandono intelectual; pena pode ser suspensa por dois anos com prestação de serviços à comunidade e matrícula das crianças na escola
Carmen Lúcia derruba multa de R$ 600 mil aplicada por Alexandre de Moraes a Rita Serrao
Ministra do TSE considerou a cobrança indevida por falta de identificação de conteúdos desinformativos ou com apologia a atos antidemocráticos em postagem de 2022
Passageiros do cruzeiro MV Hondius testam positivo para hantavírus Andes, cepa com rara transmissão entre humanos
Navio holandês, que partiu da Argentina em 1º de abril de 2026, registra três mortes e múltiplos casos confirmados; evacuações e repatriações ocorrem nas Ilhas Canárias
Penalva diz que Jerônimo trocou anonimato por alta rejeição em 2026
Deputado estadual critica governador petista após pesquisa Quaest apontar que metade do eleitorado baiano não votaria nele.
Carregando..