Com Covid-19, Lula tosse em discurso virtual e defende políticas públicas para negros

Ex-presidente ressaltou programas petistas que beneficiaram essa parcela da população, como a lei das cotas
Por: Brado Jornal 07.jun.2022 às 13h35
Com Covid-19, Lula tosse em discurso virtual e defende políticas públicas para negros
Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um evento da Coalizão Negra por Direitos em São Paulo de maneira remota na última segunda-feira, 6. Com sintomas de Covid-19, tossiu algumas vezes e fez um discurso mais curto que o habitual. Lula e a esposa Rosângela da Silva, a Janja, foram diagnosticados com Covid-19 no último domingo, 5. O objetivo do movimento que promoveu o ato é impulsionar 100 candidaturas nas eleições de outubro de 2022. Aparecendo em um telão, Lula exaltou os programas dos governos petistas que beneficiaram a população negra, como a política de cotas nas universidades públicas.

“Eu fico muito feliz com a aprovação da lei das cotas, eu fico muito feliz com o REUNI, com o PROUNI, com o FIES, porque isso permitiu, e eu tenho ouvido pelo Brasil inteiro em todos os lugares que eu vou, as pessoas vem me abraçar e dizer, ‘Lula eu sou o primeiro da minha família, eu sou a primeira da minha família a ter um diploma universitário. Eu sou a primeira a passar num concurso’. E nós precisamos ter muita gente fazendo concurso no Ministério Público, no poder judiciário, nós queremos muitos negros e negras fazendo concurso do Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, em todas as repartições públicas, porque o nosso país tem que ser resultado da nossa cor. E os negros e as negras do país não são minoria, são a maioria. Lamentavelmente, o povo foi reduzido a ser tratado como se fosse de segunda classe”, declarou Lula.

O ex-presidente atribuiu ao preconceito as críticas feitas às relações estabelecidas com países africanos durante os governos do Partido dos Trabalhadores. Negócios firmados com as nações da África chegaram a ser alvo de investigação por suspeita de favorecimento a políticos e empresários. “Eu tenho orgulho de ter visitado mais de 30 países, aberto embaixada em 19 países e 19 embaixadas aqui [no Brasil]. Por isso que eu tenho orgulho de ter levado uma fábrica de remédios antirretrovirais para universidades aberta para Moçambique, a Embrapa para Gana, porque o nosso sonho de pagar a nossa dívida não é com dinheiro, que a gente não tem, mas é com solidariedade e transferência de tecnologia”, finalizou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula é pressionado por empresários a dialogar diretamente com Trump
Setor privado insiste em ligação presidencial para resolver crise tarifária
17 projetos de lei buscam combater adultização infantil após vídeo de Felca
Câmara acelera votação de propostas para proteger crianças no ambiente digital
Zema critica Lula por tarifaço e defende diálogo com os EUA
Governador de Minas Gerais aponta falhas na condução de Lula frente às sanções americanas e sugere impacto negativo nos negócios bilaterais
Kast lidera corrida presidencial no Chile com discurso anti-imigração
De acordo com a consultoria Cadem, Kast lidera o primeiro turno com 28% das intenções de voto, seguido por Jara, com 26%.
Trump prorroga trégua tarifária com a China por 90 dias
Negociações de última hora evitam escalada na guerra comercial
Sargento do Exército mata família e comete suicídio em Santos
Os policiais notaram vários vestígios de sangue nas paredes do ambiente
Carregando..