Após críticas de Bolsonaro, associações da PF ressaltam segurança das urnas

Peritos e delegados cobraram o fim dos questionamentos ao processo eleitoral após os apontamentos feitos pelo presidente ao sistema de votação
Por: Brado Jornal 20.jul.2022 às 13h52
Após críticas de Bolsonaro, associações da PF ressaltam segurança das urnas
Divulgação/TSE

Entidades policiais e a OAB Nacional cobraram de Jair Bolsonaro (PL) o fim dos questionamentos às urnas eletrônicas, em reação às críticas feitos pelo presidente ao processo eleitoral durante reunião com embaixadores. Em um manifesto público, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (ACPF) e a Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (Fenadepol) declararam “total confiança no sistema eleitoral brasileiro”.

O discurso do presidente contra o processo eleitoral chegou a ser retirado da plataforma YouTube. De acordo com a empresa, Bolsonaro mentiu para questionar as urnas eletrônicas também em sua live semanal do dia 29 de julho. Por isso, tudo foi retirado do ar para não ferir o sistema eleitoral brasileiro. O manifesto dos delegados, advogados e peritos reforçou que: “É importante reiterar que as urnas eletrônicas e o sistema eletrônico de votação já foram objeto de diversas perícias e apurações por parte da Polícia Federal e que nenhum indício de ilicitude foi comprovado nas análises técnicas”.

Ainda de acordo com o pronunciamento, é preciso acabar com o questionamento sobre as urnas eletrônicas no Brasil e presidente Bolsonaro precisa “mudar o discurso”. Segundo as entidades de segurança: “O recente agravamento de posições políticas contra o sistema eleitoral faz com que os representantes da sociedade atuem no apoio às iniciativas da Justiça Eleitoral para garantir a segurança do processo eleitoral”. Em nota à reportagem da, Jovem Pan News, a OAB reiterou a credibilidade e a confiança na Justiça Eleitoral e no modelo eletrônico de votação adotado pelo país.

“Desde 1996, a urna eletrônica é usada nas eleições sem que haja nenhum registro ou indício de fraude, com as votações resultando nas eleições de políticos por diversos partidos e ideologias que coexistem no país. As ministras e os ministros do TSE contam com a confiança e o apoio da OAB para seguir em sua missão de organizar e assegurar a realização das eleições”, disse o documento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Professor agredido por pai de aluna no Distrito Federal após repreensão por uso de celular
Caso no Centro Educacional 4 do Guará deixa professor ferido e gera investigação policial
Assalto ao Louvre: joias históricas da realeza francesa são roubadas em ação ousada
Invasão cinematográfica na Galeria de Apolo choca Paris e mobiliza autoridades
Israel intensifica ataques em Gaza após suposta violação de cessar-fogo pelo Hamas
Confrontos em Rafah desencadeiam bombardeios que deixam dezenas de mortos
Enviados de Trump Visitam Israel para Manter Acordo de Trégua Após Incidentes
Diplomatas americanos pressionam por estabilidade em meio a tensões no enclave palestino
Jogador do Flamengo relata tentativa de assalto após partida no Maracanã
Arrascaeta descreve momento de tensão com a família ao deixar o estádio
Carregando..