Como votar nas Eleições 2022

Uso do celular, horário de votação, e-Título, candidatos: tudo que você precisa saber para votar
Por: Brado da Redação 02.out.2022 às 04h50 - Atualizado: 02.out.2022 às 05h42
Como votar nas Eleições 2022

Os brasileiros vão às urnas no dia 2 de outubro escolher quem será o próximo presidente da República e mais outros quatro cargos. Mas, é preciso ficar atento às regras do que pode e o que não pode neste dia, como levar o celular na cabine de votação, se precisa do título de eleitor impresso ou pode ser o digital, quais os documentos obrigatórios, o horário de abertura e fechamento das urnas, entre outros.

Para ajudar o eleitor a tirar as principais dúvidas sobre o domingo de eleição, a Gazeta do Povo preparou uma série de orientações com base na Resolução 23.669/2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina as regras para o pleito.

Horário e local de votação

Programe-se para votar. O TSE unificou a votação em todos os estados seguindo o horário de Brasília, independentemente do fuso em algumas regiões. Com isso, todos os brasileiros vão votar entre 8 e 17 horas, com adequações no Norte e em Fernando de Noronha. Veja aqui qual o horário de votação no seu estado.

Após saber qual o horário de funcionamento das urnas, é preciso descobrir o local de votação. Nos títulos eleitorais impressos em papel, você encontra os números da zona e da seção em que está cadastrado, mas é necessário conferir antes se o endereço ainda é aquele que está habituado. Para isso, basta fazer uma consulta no site do TSE, veja aqui como fazer isso.

Para quem já tem o e-Título, o aplicativo de celular com o título de eleitor digital, basta abrir o aplicativo e localizar o endereço da zona e da seção eleitoral. Saiba aqui como baixar o e-Título no seu celular. MATÉRIA 8

Não pode arma de fogo

Se você não está a serviço de nenhuma força de segurança, não pode portar armas de fogo a menos de 100 metros das seções eleitorais, mesmo com autorização, de acordo com a nova redação da Resolução 23.669/2021. Saiba aqui quem pode e quem não pode entrar na zona eleitoral com arma de fogo e quais as sanções por descumprimento.

Camiseta, adesivo ou broche de candidato

Está liberado o uso de camiseta, adesivo, broche ou boné alusivos a candidatos ou partidos no local de votação, desde que de forma silenciosa e apenas na sua vestimenta. Chegar com o seu celular tocando o jingle de campanha em alto e bom som? Não mesmo, e nem andar com vários amigos juntos vestindo as mesmas roupas, o que pode caracterizar boca de urna. Veja aqui que tipo de manifestação a favor do seu candidato é permitida no dia da votação.

Documentos para votar

Após identificar o seu local de votação, você vai precisar levar o seu título de eleitor impresso e um documento com foto que o identifique, mesmo que já esteja expirado. Caso já tenha o e-Título instalado e validado no celular, não precisa de nenhum documento a mais. No local de votação, todos os eleitores terão a identificação feita também por biometria. Saiba aqui quais documentos podem ser usados no dia da votação e o que acontece se a biometria não for registrada.

Como Votar

O primeiro passo é ver onde você vai votar. Você pode descobrir no site do TSE, clicando neste link aqui. Basta informar o nome, o CPF ou o número do título de eleitor; a data de nascimento; e o nome da mãe

No dia da eleição, não precisa apresentar o título de eleitor, mas você deve levar um documento com foto. Qualquer um dos documentos abaixo será aceito:

Escolha seus candidatos e leve a sua colinha num papel. Não anote no celular, porque você não vai poder levar seu telefone para a cabine de votação. Nessas eleições, vamos votar em cinco candidatos, na seguinte ordem ordem:

O primeiro cargo a ser preenchido é de Deputado Federal, com quatro dígitos. Em sequência, o eleitor deve escolher o candidato a Deputado Estadual ou distrital - em caso de eleitores do Distrito Federal - com cinco números. O terceiro voto será para Senador, com três dígitos. O quarto voto é para Governador, com dois dígitos. E, por último, para Presidente da República, com dois números. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um arquivo para usar como cola, com o objetivo de facilitar o preenchimento dos campos de cada cargo na urna eletrônica pelo eleitor, além de contribuir para reduzir as filas de votação nas seções eleitorais. 



Após digitar o número de cada candidato, o TSE orienta que o eleitor confira a foto na tela da urna antes de confirmar o voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a pessoa pode apertar a tecla “corrige”, digitar novamente os dígitos, conferir e, se estiver tudo correto, confirmar o voto. |

Vale ressaltar que depois de confirmar o voto, não é possível voltar atrás, já que o voto já terá sido computado pela urna eletrônica.  

Fonte: Gazetadopovo, TSE e Band




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio Pedreira defende Zé Ronaldo como vice de ACM Neto em 2026
Prefeito de São Gonçalo dos Campos afirma que presença do ex-prefeito de Feira de Santana corrige erro de 2022 e traz força política real para a oposição baiana
Disney anuncia Josh D’Amaro como novo CEO da empresa
Executivo que liderou parques e experiências assume comando global a partir de 2026; sucessão marca transição após era Iger e foco em recuperação pós-pandemia
Carregando..