Cristovam Buarque: Lula Não Quis Acabar Com Analfabetismo

Após polêmica envolvendo a questão do analfabetismo e o nordeste, internautas resgatam vídeo antigo em que ex-ministro Cristovam Buarque afirma que Lula não quis acabar com analfabetismo
Por: Brado Redação 10.out.2022 às 03h53 - Atualizado: 10.out.2022 às 04h26
Cristovam Buarque: Lula Não Quis Acabar Com Analfabetismo

Na última quarta (5), Bolsonaro leu em sua live uma matéria do UOL em que dizia: "Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo", ao comentar a matéria o presidente afirmou, vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões." após a live a imprensa juntamente com a campanha de Lula usou a fala do presidente, que apenas leu a matéria da própria imprensa, para acusa-lo de atacar os nordestinos.

Ao fazer um pronunciamento no Palácio da Alvorada, Bolsonaro declarou: "[Lula] está me acusando de que agora? De não gostar de nordestino? Deve ser isso. Só mentiras." Em seguida, acrescentou: "Ele [Lula] agora está usando: 'E o Bolsonaro está atacando os nordestinos como pessoas analfabetas'. Me apresente um vídeo eu atacando os nordestinos. Não tem."

Após a repercussão internautas encontraram uma afirmação de Cristovam Buarque que recentemente declarou apoio a Lula, em que o ex-ministro afirma com todas as letras que "Lula não queria acabar com o analfabetismo porque isso poderia prejudica-lo eleitoralmente".

A afirmação foi dada pelo candidato do PDT à presidência em 2006 durante uma sabatina da Rede Globo, na época, Cristovam Buarque, disse que, quando foi ministro da Educação de Lula, tinha a fórmula para acabar com o analfabetismo no país logo nos primeiros anos da gestão petista. Afirmou, porém, que o projeto foi rejeitado pelo presidente Lula sob a alegação de que traria "prejuízos eleitorais".

Cristovam disse que acreditava em uma transformação na educação brasileira durante o governo petista e contou ter encaminhado várias propostas ao Planalto. Mas, segundo ele, todas ficaram esquecidas nas gavetas da Casa Civil. "O presidente me dizia: ‘quem come apressado come cru’. Queria ficar na história como o ministro que erradicou o analfabetismo. Mas o Lula disse que iria atrapalhar a reeleição", disse o pedetista ao Jornal Nacional.

Cristovam disse que o tema nunca foi tratado seriamente por nenhum outro candidato – o que, segundo ele, justificaria a média de apenas um ponto que tem conquistado nas pesquisas. "Minha prioridade é a educação. A segunda são todas as outras, mas eu quero transformar o meu país", afirmou. "Professor tem que virar gente nesse país", disse.

Veja o vídeo:






📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Comitê da Câmara dos EUA libera documentos sobre censura de Moraes
O documento compila registros enviados a um subcomitê do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela X Corp
Governo Lula proíbe uso de cartão de crédito em sites de apostas on-line
De acordo com o texto, se trata de uma medida “prudencial de desestímulo ao endividamento das famílias brasileiras”
Moraes ordenou remoção do perfil de Flávio Gordon por compartilhar conteúdo crítico às urnas eletrônicas
A ordem de banimento foi assinada pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Marco Antonio Martin Vargas.
Em encontro com Alden e Diego Castro, Valdemar garante que 'não faltará estrutura do PL para candidatos baianos'
Capitão Alden e Diego Castro têm realizado uma série de reuniões políticas em Brasília desde o início da semana, incluindo um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Filho de Dra. Raissa, Pedro Soares se consolida como principal pré-candidato a vereador da direita em Porto Seguro
Pedro defende, assim como Bolsonaro, pautas como a defesa da família e a promoção da liberdade econômica, elementos que têm sido centrais em seus discursos.
Ouvinte de Santo Amaro-BA denuncia asfalto sonrisal nas obras do Minha Casa Minha Vida do governo Lula
Fez aquela palhaçada quando o presidente veio e hoje está abandonado”, criticou o telespectador da Brado
Carregando..