TSE determina remoção de site que coletava dados dos ‘fiscais’ do Bolsonaro

Pedido partiu da campanha do presidente; site captava informações indevidas
Por: Brado Jornal 25.out.2022 às 14h41
TSE determina remoção de site que coletava dados dos ‘fiscais’ do Bolsonaro
Divulgação

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que um site que coletava dados de apoiadores do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), fosse apagado. O portal fiscaisdomito.com.br era direcionado a pessoas que quisessem se voluntariar para ajudar a campanha como fiscais no dia da eleição.

A solicitação para retirada partiu da própria campanha de Bolsonaro. Conforme o pedido, o site captava informações indevidas por um formulário de cadastro para supostamente ser fiscal da campanha no processo de votação.

Nos formulários, a pessoa poderia preencher o número de telefone, nome completo, e-mail, data de nascimento e adicionar perfis de outras redes sociais. Segundo apurações,  o domínio foi criado em 8 de março deste ano. A última atualização ocorreu 17 de outubro.

Os advogados do presidente ainda informaram que entraram em contato com o titular do site e receberam uma proposta para comprar as “informações fraudulentamente captadas”. A oferta foi negada pela campanha.

O magistrado concordou com o pedido da campanha e ainda pediu os dados cadastrais do responsável. Além disso, determinou ao Google que o site não apareça nos resultados de pesquisa, sob multa de R$ 50 mil.

A campanha argumentou que a captura dessas informações poderia configurar em crime de falsidade de documento particular para fins eleitorais, tornando-se assim um “verdadeiro empecilho” para a atividade de fiscalização de campanha em 30 de outubro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Projeto de redução de penas dos atos de 8 de janeiro entra na pauta da Câmara
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada do PL na Câmara, afirmou que assumiu o compromisso de não apresentar emenda ou destaque que tentasse recuperar a versão original de anistia geral.
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026
O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.
Flávio Bolsonaro reafirma que não desistirá da pré-candidatura para apoiar Tarcísio
Senador recua de declaração sobre “preço” e diz que segue no projeto presidencial; governador paulista elogia aliado, mas mantém portas abertas para outros nomes da direita
Carregando..