EUA: Suprema Corte confirma que rascunho de parecer sobre aborto é autêntico

Apesar da autenticidade, Corte afirma que documento não representa uma decisão do Tribunal ou posição final de qualquer membro
Por: Brado Jornal 03.mai.2022 às 15h06
EUA: Suprema Corte confirma que rascunho de parecer sobre aborto é autêntico

A Suprema Corte confirmou a autenticidade do documento vazado em um comunicado nesta terça-feira (3) sobre o caso Roe vs. Wade, que definiu, de 1973, que decidiu sobre o aborto como direito constitucional no país.

“Ontem, um órgão jornalístico publicou cópia de minuta de parecer em processo pendente. Os ministros circulam internamente minutas de parecer como rotina e parte essencial do trabalho deliberativo confidencial da Corte. Embora o documento descrito nos relatórios de ontem seja autêntico, não representa uma decisão do Tribunal ou a posição final de qualquer membro sobre as questões do caso”, disse o comunicado.

O chefe de Justiça John Roberts chamou o vazamento de uma “quebra singular e flagrante dessa confiança que é uma afronta ao Tribunal e à comunidade de servidores públicos que trabalham aqui”.

Roberts disse que pediu ao delegado do Tribunal para investigar o vazamento.

Documento vazado

Em uma quebra sem precedentes da confidencialidade da Suprema Corte dos Estados Unidos, o site “Politico” publicou na segunda-feira (2) o que seria o rascunho da opinião majoritária escrita pelo juiz Samuel Alito que derrubaria a decisão do caso Roe vs. Wade.

De acordo com a minuta, o tribunal anularia o direito constitucional federal de Roe vs. Wade ao aborto. A opinião seria a decisão mais consequente ao aborto em décadas e transformaria o cenário da saúde reprodutiva das mulheres nos EUA.

Leia abaixo a nota completa do Juiz-chefe da Suprema Corte dos EUA:

“Na medida em que essa traição às confidências da Corte pretendia minar a integridade de nossas operações, não terá sucesso. O trabalho do Tribunal não será afetado de forma alguma.

Nós do Tribunal somos abençoados por ter uma força de trabalho – funcionários permanentes e assistentes jurídicos – intensamente leais à instituição e dedicados ao Estado de Direito.

Os funcionários do Tribunal têm uma tradição exemplar e importante de respeitar a confidencialidade do processo judicial e defender a confiança do Tribunal. Esta foi uma quebra singular e flagrante dessa confiança que é uma afronta ao Tribunal e à comunidade de servidores públicos que aqui trabalham.

Eu ordenei ao Delegado do Tribunal para iniciar uma investigação sobre a fonte do vazamento.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Reunião Trump-Xi na Coreia do Sul avança em corte de tarifas e pactos sobre fentanil e minerais estratégicos
Acordo bilateral alivia tensões comerciais entre as superpotências
Nikolas Ferreira critica Lula por silêncio sobre mortes de policiais no Rio
“Ele não falou das famílias, desses homens que saíram de casa sem saber se iam voltar para poder defender a vida de gente que ele nem conhece. É inacreditável”,
STF confirma pena definitiva para Carla Zambelli por perseguição com arma
O episódio ocorreu em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli perseguiu com uma arma um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula
Câmara e Hugo Motta silenciam sobre bloqueio a sessões remotas de Eduardo Bolsonaro
Residente nos Estados Unidos desde março, o parlamentar alega impossibilidade de registrar presença e votos pelo aplicativo oficial
Trump Retoma Testes Nucleares nos EUA Após 33 Anos de Pausa
Moscou Ameaça Retaliar com Testes Próprios em Resposta à Decisão Americana
Senado dos Estados Unidos endossa resolução contra sobretaxas ao Brasil
Um gesto simbólico em meio à escalada de tensões comerciais, mas sem impacto imediato
Carregando..