Biden diz que ‘condição médica’ pode levá-lo a desistir: ‘se os médicos vierem até mim’

Muitos médicos que estudaram os comentários públicos de Biden disseram que ele pode ter a doença de Parkinson ou uma doença relacionada.
Por: Brado Jornal 17.jul.2024 às 17h13 - Atualizado: 17.jul.2024 às 17h16
Biden diz que ‘condição médica’ pode levá-lo a desistir: ‘se os médicos vierem até mim’

O presidente Biden disse em uma nova entrevista que consideraria desistir se fosse diagnosticado com uma “condição médica” pelos médicos – dando a indicação mais clara de que ele pode estar recuando em sua promessa de buscar um segundo mandato.

O presidente de 81 anos fez a declaração numa entrevista na terça-feira, quando lhe perguntaram o que seria necessário para o levar a reconsiderar a sua candidatura.

“Se eu tivesse alguma condição médica que surgisse, se alguém, se os médicos viessem até mim e dissessem, você tem esse problema e aquele problema”, disse Biden em trecho divulgado na quarta-feira.

Na mesma entrevista, Biden disse que sente necessidade de concorrer novamente — em vez de servir como líder “transitório”, como disse em 2020 — porque o país está “muito dividido”.

“Eu disse que seria um candidato de transição e pensei que seria capaz de superar isso e passá-lo para outra pessoa”, disse ele. “Mas eu não previ que as coisas ficariam tão, tão, tão divididas. E, francamente, acho que a única coisa que a idade traz é um pouco de sabedoria.”

O deputado Adam Schiff (D-Califórnia) tornou-se na quarta-feira o 21º democrata da Câmara a pedir que Biden se afastasse, dizendo que “é hora de ele passar a tocha”.

Muitos médicos que estudaram os comentários públicos de Biden disseram que ele pode ter a doença de Parkinson ou uma doença relacionada.

Mas a Casa Branca tem insistido até agora que Biden não precisa de um novo exame médico, mesmo após o seu desempenho instável e confuso no debate de 27 de junho, que provocou pânico entre os colegas democratas sobre a sua aptidão cognitiva para outro mandato de quatro anos.

“Apresentamos um relatório anual completo e transparente sobre sua saúde. Então, eles disseram que isso não se justifica. Não é necessário."

O presidente foi avaliado por um neurologista, Dr. Kevin Cannard, em janeiro, antes da divulgação do relatório físico anual de fevereiro, diz a Casa Branca.

Até agora, Biden rejeitou apelos para considerar a aposentadoria, apesar de uma onda de preocupações por parte dos democratas de que ele está a caminho de uma derrota esmagadora para o ex-presidente Donald Trump, o candidato republicano de 78 anos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gastos com aluguel de carros sobem 50,1% no governo Lula
União registra recorde de despesas com locação de veículos no 1º semestre de 2025
Hugo Motta promete priorizar projetos sobre proteção de crianças em redes sociais após denúncia de Felca
Presidente da Câmara reage a vídeo que expõe suposta exploração de menores por influenciador Hytalo Santos
Parlamentares destinam milhões a clubes de futebol para projetos sociais e profissionais
Verbas públicas financiam desde categorias de base até salários de equipes principais
Novas regras para vistos nos EUA entram em vigor em setembro
Entrevistas presenciais serão exigidas para a maioria dos solicitantes
Tiroteio em Salvador deixa moradores de três bairros em pânico
Moradores relatam mais de dez disparos na região da Baixa Fria
Carregando..