Donald Trump toma posse como 47º presidente dos EUA

Com um retorno triunfal, Trump promete ações decisivas e reformas nas primeiras horas de seu mandato
Por: Brado Jornal 20.jan.2025 às 08h37
Donald Trump toma posse como 47º presidente dos EUA
Alan Santos/Agência Brasil

Donald Trump toma posse nesta segunda-feira (20) como 47º presidente dos Estados Unidos, em uma cerimônia marcada pela ruptura com as tradições, após derrotar a vice-presidente Kamala Harris nas urnas. Com 78 anos, o republicano volta ao poder em uma virada impressionante, após sua derrota nas eleições de 2020.

Na eleição de 2024, Trump obteve uma vitória expressiva com 49,8% dos votos populares e 312 delegados, enquanto Harris ficou com 48,3% dos votos e 226 delegados. A sua posse acontece em um momento em que ele tem a maioria no Congresso e na Suprema Corte, e promete implementar uma agenda de mudanças agressivas.

Logo após o juramento, Trump deve assinar uma série de decretos que impactarão a imigração, a segurança nacional e a política energética, além de revisitar questões jurídicas envolvendo o ataque ao Capitólio de 2021.

A cerimônia ocorre em um formato adaptado devido ao frio extremo em Washington, D.C., mas a expectativa é de um evento grandioso, com 220 mil ingressos disponibilizados para o público. Trump, que ao longo de sua trajetória política tem sido uma figura polarizadora, promete um discurso de posse "unificador", contrastando com o tom combativo de 2017, quando descreveu os EUA como um país em ruínas.

Em sua volta à Casa Branca, Trump já articula mudanças nas primeiras horas de seu governo, com uma série de decretos que visam fortalecer suas políticas de segurança e revitalizar a economia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Valdemar Costa Neto afirma que Eduardo Bolsonaro não retorna ao Brasil se Flávio não vencer as eleições
Presidente do PL declara que a vitória eleitoral é necessária “não só por causa do Eduardo, mas para tocar o país para frente” e dar continuidade ao projeto político.
Marcelinho Veiga deixa União Brasil e se filia ao PP
Deputado busca terceiro mandato e reforça federação para as eleições
Michelle nega ter recebido vídeo gravado por Eduardo na CPAC
Ex-primeira-dama afirma que não houve envio de material e garante cumprimento de todas as medidas judiciais
Homem é preso suspeito de matar mulher com um soco na Bahia
Suspeito de 26 anos, conhecido como Azulão, foi detido em Itamaraju após vítima cair, bater a cabeça e morrer
Trump autoriza petroleiro russo a entregar óleo em Cuba
Presidente dos EUA abre exceção no bloqueio energético imposto à ilha em meio à grave crise de combustível
Zé Cocá participa de primeiro evento após ser escolhido vice de ACM Neto
Prefeito de Jequié aparece ao lado de Angelo Coronel e Elinaldo em Camaçari durante corrida contra violência à mulher
Carregando..