Advogado de Trump contesta ação de Moraes nos EUA

Martin De Luca afirma que ministro do STF não seguiu vias legais para notificação judicial
Por: Brado Jornal 20.fev.2025 às 08h11
Advogado de Trump contesta ação de Moraes nos EUA
Antônio Cruz/Agência Brasil

O advogado Martin De Luca, representante do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e da plataforma de vídeos Rumble, declarou em entrevista ao CNN Arena que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não utilizou procedimentos legais reconhecidos para fazer cumprir uma ordem judicial brasileira nos Estados Unidos.

Segundo De Luca, existem três meios formais para autoridades brasileiras obterem assistência judicial no país norte-americano: o tratado de assistência legal mútua, a convenção da Haia e o sistema de cartas rogatórias. No entanto, ele alega que nenhuma dessas vias foi utilizada no caso envolvendo a Rumble.

O advogado também revelou que o gabinete de Moraes teria inicialmente tentado recontratar advogados brasileiros que já representaram a Rumble para que recebessem um mandado sigiloso em nome da empresa. Como a Rumble não possui operações no Brasil, essa estratégia não teve êxito.

Após essa tentativa, segundo De Luca, um e-mail foi enviado diretamente para a sede da empresa na Flórida. O advogado contesta a validade desse método, alegando que não se trata de um procedimento reconhecido para a execução de ordens judiciais brasileiras em território americano.

O caso reforça as crescentes tensões jurídicas entre a Suprema Corte brasileira e empresas estrangeiras de tecnologia, além de reacender o debate sobre a soberania judicial e a cooperação internacional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Futura/Apex revela desaprovação majoritária ao governo Lula
52,5% dos brasileiros reprovam a gestão petista, contra 43,4% de aprovação; avaliação negativa como ruim ou péssima chega a 46%, enquanto ótimo ou bom fica em 31,3%
Trump teria ligado para polícia em 2006 sobre Epstein e chamado Ghislaine Maxwell de “maligna”
Documentos judiciais recém-desbloqueados revelam que ex-chefe de polícia de Palm Beach relatou conversa em que Trump elogiou investigação, disse que “todos sabiam” das ações de Epstein e sugeriu foco em Maxwell como “operativa maligna” do esquema
Epstein ironizou vítima que relatou sentir presença de Deus durante abuso sexual
Em e-mail recém-divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA, financista comentou com sarcasmo afirmação de menor que disse ser protegida por Jesus Cristo; mensagem termina com "Ops", interpretado como zombaria à fé da sobrevivente
Drag Queen apela contra projeto de lei que proíbe crianças em shows de drag no Arizona
Performers se vestem de drag para audiência na Câmara dos Representantes, argumentando que não há evidências de dano a menores.
FBI conclui que Jeffrey Epstein não comandava rede de tráfico sexual para elites e celebridades
Análise de documentos do Departamento de Justiça revela falta de provas para acusações adicionais contra o financista e associados; investigação confirmou abusos pessoais, mas descartou esquema amplo com homens influentes
Em Irecê, ACM Neto ataca plano hídrico do PT com conclusão só em 2049 e afirma que população responderá com esperança nas urnas
Pré-candidato critica prazo de 25 anos para obra de R$ 443 milhões e diz que governo petista só age por pressão eleitoral após duas décadas sem soluções para a seca no semiárido baiano
Carregando..