"Trump Reafirma Intenção de Adquirir a Groenlândia em Discurso ao Congresso"

Por: Brado Jornal 05.mar.2025 às 09h03

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou seu desejo de adquirir a Groenlândia durante um discurso no Congresso em 4 de março de 2025. Em suas palavras, Trump afirmou que os Estados Unidos conseguiriam o território "de qualquer maneira" e reforçou o apoio ao direito de autodeterminação do povo groenlandês, embora tenha ressaltado a relevância estratégica da ilha para os interesses de segurança nacional e internacional dos EUA.


Ele descreveu a Groenlândia como possuidora de um território vasto e significativo, apesar de sua população reduzida. "Temos um pedaço de terra muito grande e muito importante para a segurança militar", disse Trump, enquanto expressava apoio ao direito dos groenlandeses de escolherem seu futuro. Ele ainda mencionou que, caso optem por se unir aos EUA, seriam bem-vindos.


A Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, tem grande importância geopolítica, localizada entre o Oceano Ártico e o Atlântico Norte, com vastos recursos minerais e uma posição estratégica crescente devido às mudanças climáticas.


No entanto, a proposta de Trump gerou resistência imediata. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, chamou a ideia de "absurda", enquanto o primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, enfatizou que o povo da ilha "não quer ser norte-americano". Uma pesquisa realizada em janeiro revelou que cerca de 85% dos groenlandeses se opõem à proposta de se tornarem parte dos Estados Unidos.


A crítica também veio do eurodeputado Anders Vistisen, do Partido Popular Dinamarquês, que acusou Trump de ver a Groenlândia como um "ativo estratégico", e não como uma nação com direito à autodeterminação.


Tentando atrair os groenlandeses, Trump prometeu segurança e riqueza, dizendo: "Faremos vocês ricos. Juntos, levaremos a Groenlândia a alturas inimagináveis". Essa proposta não é nova, pois desde 2019 Trump demonstra interesse pela aquisição da Groenlândia, já cogitando métodos de pressão econômica e militar, o que causou tensões diplomáticas com a Dinamarca e a Groenlândia.


No mesmo discurso de duas horas, Trump foi vaiado pelos democratas e um congressista do Texas foi retirado da sessão. Durante sua fala, também responsabilizou Joe Biden pela alta nos preços dos ovos e sugeriu medidas drásticas, como a pena de morte para quem matar policiais e a proibição de mudanças de sexo em crianças.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump teria ligado para polícia em 2006 sobre Epstein e chamado Ghislaine Maxwell de “maligna”
Documentos judiciais recém-desbloqueados revelam que ex-chefe de polícia de Palm Beach relatou conversa em que Trump elogiou investigação, disse que “todos sabiam” das ações de Epstein e sugeriu foco em Maxwell como “operativa maligna” do esquema
FBI conclui que Jeffrey Epstein não comandava rede de tráfico sexual para elites e celebridades
Análise de documentos do Departamento de Justiça revela falta de provas para acusações adicionais contra o financista e associados; investigação confirmou abusos pessoais, mas descartou esquema amplo com homens influentes
Drag Queen apela contra projeto de lei que proíbe crianças em shows de drag no Arizona
Performers se vestem de drag para audiência na Câmara dos Representantes, argumentando que não há evidências de dano a menores.
Epstein ironizou vítima que relatou sentir presença de Deus durante abuso sexual
Em e-mail recém-divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA, financista comentou com sarcasmo afirmação de menor que disse ser protegida por Jesus Cristo; mensagem termina com "Ops", interpretado como zombaria à fé da sobrevivente
Carregando..