Trump critica Irã e exige evacuação de Teerã em meio a crise nuclear

A declaração vem após ataques aéreos de Israel contra alvos militares em Teerã, que intensificaram o conflito na região
Por: Brado Jornal 17.jun.2025 às 07h35
Trump critica Irã e exige evacuação de Teerã em meio a crise nuclear
Foto: Reprodução

Em meio à escalada de tensões no Oriente Médio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), exigiu nesta segunda-feira (16.jun.2025) a evacuação imediata de Teerã, capital do Irã. Em postagem na rede Truth Social, ele criticou duramente o governo iraniano por não aceitar um acordo nuclear proposto pelos EUA, afirmando que o país “não pode ter uma arma nuclear”. 

“O Irã deveria ter assinado o "acordo" que eu disse para assinarem. Que vergonha, e que desperdício de vidas humanas. Resumindo: o Irã não pode ter uma arma nuclear. Eu repeti isso várias vezes! Todos devem evacuar Teerã imediatamente!”, escreveu Trump.

A declaração vem após ataques aéreos de Israel contra alvos militares em Teerã, que intensificaram o conflito na região. No sábado (14.jun), o Irã suspendeu as negociações com os EUA sobre seu programa nuclear, previstas para domingo (15.jun) em Mascate, Omã. O ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, lamentou a interrupção, mas reforçou a importância do diálogo. “A diplomacia e o diálogo continuam sendo o único caminho para uma paz duradoura”, afirmou no X.

As tratativas visavam retomar o acordo nuclear de 2015, que restringia o programa atômico iraniano em troca da redução de sanções econômicas.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula se reúne com senadores para tratar de projeto de dosimetria em meio a atritos entre poderes
Em clima de desgaste entre governo e Congresso, encontro surpresa busca alinhar posições sobre texto que pode atenuar punições a réus do 8 de Janeiro
Carregando..