Trump mobiliza Guarda Nacional para conter criminalidade em Washington D.C.

Presidente intensifica medidas de segurança na capital com 500 agentes federais
Por: Brado Jornal 12.ago.2025 às 08h35
Trump mobiliza Guarda Nacional para conter criminalidade em Washington D.C.
ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
Em 11 de agosto de 2025, o presidente Donald Trump anunciou o envio de aproximadamente 500 agentes da Guarda Nacional para patrulhar as ruas de Washington D.C., com o objetivo de combater os índices de criminalidade na capital dos Estados Unidos. A medida, implementada na segunda-feira, faz parte de uma operação federal que utiliza a Seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia, permitindo ao governo federal intervir na segurança da capital.

“Estou desdobrando a Guarda Nacional para ajudar a restabelecer a ordem e a segurança pública em Washington, D.C., e eles serão autorizados a fazer seu trabalho adequadamente“, declarou Trump. A decisão segue críticas frequentes do presidente aos níveis de criminalidade na cidade, comparando-a a capitais como as do Iraque, Brasil e Colômbia.

Na semana anterior, em 8 de agosto, Trump já havia determinado o reforço de 120 agentes federais, incluindo membros do FBI, Serviço Secreto e Serviço de Marechais dos EUA, para atuar em Washington por sete dias, com possibilidade de prorrogação. A iniciativa também inclui ordens para que pessoas em situação de rua deixem a capital imediatamente. “Vamos dar a vocês lugares para ficar, mas LONGE da capital. Os criminosos, vocês não precisam sair. Vamos colocar vocês na cadeia, onde pertencem“, afirmou o presidente.

Trump sugeriu que a operação em Washington é “apenas o começo“, indicando que ações semelhantes podem ser aplicadas em outras cidades dos EUA. Ele também revelou que seus advogados avaliam a possibilidade de revogar a Lei de Autonomia de 1973 no Congresso, o que poderia permitir ao governo federal retomar o controle total da capital.

Washington D.C., como distrito federal estabelecido pelo Congresso, está sujeito a maior autoridade do governo federal em comparação com outras cidades americanas. Em outro anúncio, Trump afirmou que a União Europeia sinalizou a redução de tarifas sobre carros importados dos EUA, mas não detalhou como isso se conecta à operação de segurança.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump prorroga trégua tarifária com a China por 90 dias
Negociações de última hora evitam escalada na guerra comercial
Lula é pressionado por empresários a dialogar diretamente com Trump
Setor privado insiste em ligação presidencial para resolver crise tarifária
Carregando..