Na sexta-feira, 10 de outubro de 2025, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, revelou que um acordo foi assinado com o Qatar para a construção de uma instalação da Força Aérea do Qatar dentro da Base da Força Aérea de Mountain Home, em Idaho. O anúncio ocorreu durante uma reunião no Pentágono, em Washington, com o ministro da Defesa do Qatar, Sheikh Saoud bin Abdulrahman Al Thani. A estrutura abrigará caças F-15 e pilotos qataris, fortalecendo a cooperação militar entre os dois países.
O acordo surge em um momento em que o Qatar desempenha um papel central na mediação do cessar-fogo em Gaza, cuja primeira fase entrou em vigor no mesmo dia, com envolvimento direto da diplomacia qatari. Sheikh Saoud destacou a colaboração com os EUA, Egito e Turquia, que, segundo ele, demonstra os resultados possíveis com “coragem e confiança”. Hegseth elogiou o Qatar, afirmando que o país foi essencial para alcançar “uma paz que acreditamos será duradoura em Gaza”, sob a liderança do presidente Donald Trump, conforme noticiado pela Al Jazeera. A guerra de dois anos em Gaza resultou em pelo menos 67.190 mortes palestinas.
A nova instalação em Mountain Home visa melhorar o treinamento conjunto e a interoperabilidade entre as forças dos EUA e do Qatar, segundo Hegseth. Ali al-Ansari, adido de mídia do Qatar nos EUA, esclareceu que a estrutura não será uma base aérea independente do Qatar, mas uma instalação dentro da base americana, com um compromisso inicial de 10 anos para sua construção e manutenção, focado em treinamento avançado e interesses mútuos.
Em uma postagem no X, Hegseth reforçou que a base permanecerá sob controle total dos EUA, esclarecendo que “o Qatar não terá sua própria base nos Estados Unidos – nem nada semelhante”. Ele destacou que a parceria de longa data com o Qatar, incluindo a cooperação com os caças F-15QA, fortalece a colaboração, mas a soberania da base é exclusivamente americana.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...