O empresário brasileiro Maximiano Fernandes, natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi detido em 28 de janeiro pelo ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) na cidade de Stow, em Massachusetts.
Segundo informações divulgadas pela secretária adjunta do Departamento de Segurança Interna (DHS), Tricia McLaughlin, ao jornal The Boston Globe, a prisão ocorreu devido ao término do prazo de validade do visto de turista do brasileiro. Ele permanece sob custódia do ICE aguardando os trâmites do processo de imigração.
Autoridades americanas afirmaram ainda que Maximiano possui histórico criminal. De acordo com o Metro West Daily News, em maio de 2024 ele enfrentou acusações de atentado ao pudor, agressão a pessoa maior de 14 anos, sequestro e lesão corporal. O caso foi resolvido por meio de acordo judicial firmado em fevereiro de 2025.
O gaúcho reside nos Estados Unidos há pelo menos 15 anos. Em maio de 2011, inaugurou o Stow Café, negócio que administra na cidade onde mora. Antes de abrir o próprio estabelecimento, atuava em parceria com um sócio em outro restaurante local. É casado com uma brasileira, pai de quatro filhos e padrasto de um adolescente.
A prisão gerou mobilização de moradores e políticos locais em apoio à família. O senador estadual de Massachusetts Jamie Eldridge publicou nas redes sociais que se reuniu com a deputada estadual Kate Hogan para prestar assistência à esposa e aos filhos do empresário. “Agradecemos a todos que entraram em contato sobre a detenção de Max, proprietário do Stow Café, pelo ICE. A representante Hogan e eu estamos prestando assistência à família”, declarou o parlamentar.
O Itamaraty foi procurado para comentar o caso, mas não havia se manifestado até o momento. Qualquer posicionamento oficial será incluído em atualizações futuras.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...