Ednaldo Rodrigues desiste de retornar à presidência da CBF e pede fim de disputa

Ednaldo Rodrigues abriu mão de tentar reassumir o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Por: Evelyn Santos 21.mai.2025 às 09h20
Ednaldo Rodrigues desiste de retornar à presidência da CBF e pede fim de disputa
Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da CBF - Foto: Divulgação/CBF

Ednaldo Rodrigues abriu mão de tentar reassumir o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O comunicado oficial foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta segunda-feira, 19.

A decisão vem poucos dias após seu afastamento do cargo, ocorrido na última quinta-feira, 15. Ele deixou a presidência em meio a investigações sobre a possível falsificação da assinatura do ex-presidente interino Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes. A assinatura em questão foi utilizada para validar um acordo no STF, que no passado garantiu a permanência de Ednaldo no posto.

No documento enviado ao STF, a defesa de Ednaldo afirma que ele tomou a decisão motivado por seu desejo de restaurar a tranquilidade no futebol brasileiro e preservar sua vida pessoal, abalada por ataques públicos, distorções e acusações que classificou como coordenadas e maliciosas. Segundo o texto, esses ataques partiram de grupos contrários à renovação e à busca por transparência na gestão da CBF.

Ao revogar a petição anterior, Ednaldo também afirmou que não apoiará nenhum dos postulantes à presidência, desejando apenas “boa sorte e êxito” a quem for eleito para liderar a entidade.

A expectativa é que Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, assuma o cargo. Ele foi o único dirigente a registrar candidatura para a eleição marcada para este domingo, 25.

Além disso, Ednaldo reiterou que considera legítima a assinatura de Coronel Nunes no documento contestado. Ele também destacou avanços obtidos durante sua gestão, como a contratação de Carlo Ancelotti, o fortalecimento financeiro da CBF, a renovação da parceria com a Nike, a ampliação das competições nacionais, o combate à manipulação de resultados e a colaboração com a Fifa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ponte Salvador-Itaparica: chineses pedem mais recursos e agilidade para obras
Durante viagem à China na última semana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reuniu-se duas vezes com o consórcio chinês responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica
Lula celebra Valdecy Urquiza, primeiro brasileiro à frente da Interpol
Durante a reunião, Lula parabenizou o delegado da Polícia Federal (PF) por sua eleição
Michelle Ramalho integra chapa de Samir Xaud e pode ocupar vice-presidência inédita na CBF
Michelle Ramalho, atual presidente da Federação Paraibana de Futebol, está prestes a entrar para a história como a primeira mulher a assumir uma das vice-presidências da CBF
Especulação sobre Rui Costa na disputa pelo governo da Bahia incomoda aliados de Jerônimo
A possibilidade de o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT)
BR-324 enfrenta problemas após fim da concessão da Via Bahia
A transição, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, marcou o que ele chamou de “novo 2 de julho da Bahia”
Carregando..